Feijão Funcional

Olá pessoal, eu sou a Nutri Ana Paula, e a partir de hoje estarei dando dicas de nutrição para vocês! Quem não gosta de um feijãozinho hein? A primeira dica de hoje é sobre feijão funcional.

Receitinha de Feijão Funcional!

1 copo de feijão;
1 colher de sopa de cebola;
50g de abóbora ou cenoura;
1 colher de chá de óleo;
3 copos de água;
2 dentes de alho;
1 colher café de gengibre ralado;
2 colheres sopa de farinha de linhaça (linhaça triturada na hora);
1 colher de chá de sal.

Preparo: Selecione o feijão e adicione quatro partes de água. Cozinhe de dois a três minutos, na pressão. Deixe em repouso na mesma água, por uma hora. Refogue a cebola o e alho no óleo. Acrescente a farinha de linhaça e o sal. Finalmente, juntar o refogado ao feijão. Acrescente também a abóbora ou a cenoura, e o gengibre. Volte a cozinhar na pressão, por mais 30 minutos (o tempo varia de acordo com o tipo do feijão).
Dica: Esta receita também pode ser feita com grão-de-bico ou soja. É interessante variar, especialmente para que o cardápio não fique monótono.

E já que o tema de hoje é feijão, que tal um Caldinho de Feijão hoje?

4 colheres (sopa) de azeite;

1 ½ cebola picada bem fina;
1 ½ colher (sopa) de alho picado;
½ kg de feijão, deixado de molho em água de um dia para o outro;
10 folhas de louro;
4 tabletes de caldo de carne caseiro*;
3 litros de água, aproximadamente;
1 ½ colher (sopa) de pimenta do reino;
Sal a gosto.

Preparo: Na panela de pressão, aqueça o azeite, a cebola e o alho. Adicione o feijão, as folhas de louro, os tabletes de caldo de feijão, a água e tampe a panela. Deixe na pressão por mais ou menos 40 minutos. Retire o feijão da panela, bata no liquidificador e passe pela peneira. Tempere com o sal e a pimenta do reino. Sirva com couve refogada.

Caldo de Carne Caseiro: 
Cuidado com as ciladas na cozinha, você que está reduzindo o sal no preparo dos alimentos para tentar diminuir o consumo de sódio, não adianta usar temperos prontos ou os famosos caldos de carne, são riquíssimos em sódio e gordura hidrogenada (que incha e faz barriga!). Por isso a nutri aqui está postando uma alternativa. A ideia é você fazer seus próprios cubinhos caseiros e utilizar no preparo de sopas, molhos e caldos…#ficaadica.

Caldo de carne: ½ Kg de músculo cortado em cubos, 2 litros de água, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 1 tomate, sal a gosto. Cozinhe todos os ingredientes juntos, até a carne ficar bem macia. Liquidifique tudo junto (menos a carne) e passe pela peneira. 

Caldo de frango: 1 peito de frango (sem pele e sem gordura) cortado em cubos, 2 litros de água, 1 cebola, 2 dentes de alho, 1 cenoura, 1 tomate, sal a gosto. Cozinhe todos os ingredientes juntos, até o frango ficar bem macio. Liquidifique tudo junto (menos o frango) e passe pela peneira. 
Congele em porções de 200 ml (1 xícara) ou em forminhas de gelo.

Gostaram? Até semana que vem!

Ana Paula Gluck Karam – Nutricionista Funcional
GazetadeBeirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário