Foto: Tomaz da Silva/Abr
A Fragata União (F-45) já está novamente a caminho do Líbano, para integrar a Força-Tarefa Marítima da Missão de Paz da UNIFIL, e substituir a Fragata Constituição, que vem comandando o centro de comando da FTM desde Fevereiro deste ano, e está prevista para retornar ao Brasil em 30 de Julho.
A Fragata deixou a Base Naval do Rio no último dia 10, com 242 militares, estando prevista para chegar ao Líbano em 30 dias, onde assumirá o comando da FTM até Março de 2014.
Em 2011, a Fragata União foi o primeiro navio de guerra da Marinha do Brasil a ser incorporado em uma Missão de Paz das Nações Unidas, sob o comando do Vice Almirante Luiz Henrique Caroli, e em sua primeira operação, o navio brasileiro esteve na costa Libanesa de Outubro de 2011 ate Julho de 2012, quando então foi substituído pela Fragata Liberal, que passou a ser o segundo navio da Marinha brasileira em águas libanesas, integrando a Força-Tarefa Marítima da UNIFIL.
De acordo com Gustavo Calero Garriga, Capitão do navio, a Fragata brasileira é a principal em um grupo de nove navios que realizam missões na região, sendo três navios alemães, um da Grécia, um da Turquia, um da Indonésia e dois de Bangladesh. A tarefa da Marinha do Brasil na FTM é impedira entrada de armamentos ilegais no Líbano, através do monitoramento de todo o mar territorial do Líbano, e contribuir para o aprimoramento da Marinha Libanesa.

A missão de paz no Líbano foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978, e conta com a participação de 35 países, incluindo o Brasil. A FTM da UNIFIL é comandada pelo Contra-Almirante Joése de Andrade Bandeira Leandro, da Marinha do Brasil.
Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
0 comments:
Postar um comentário