Helicópteros sírios disparam contra o Líbano

Foto: Bilal Hussein

Helicópteros sírios dispararam seis foguetes durante a madrugada de sexta para sábado (8), na área de Wadi Hmeid, perto da cidade fronteiriça de Arsal, no nordeste do Bekaa, área que recentemente, foi palco de um ataque contra um posto de controle do exército. 

Foram dois ataques no meio da noite, onde o primeiro helicóptero, disparou 4 mísseis que caíram próximo a Arsal, ao longo da fronteira com a cidade síria de Qara, por volta de meia noite, e pouco tempo depois, outros dois mísseis atingiram a área próxima a entrada norte de Arsal, em Wadi Hmeid. 

No mês passado, três soldados do Exército foram mortos durante um ataque, vindo da Síria, contra um posto de controle em Wadi Hmeid. Este já é o segundo ataques com mísseis sírios contra as zonas fronteiriças de maioria sunita, em menos de uma semana, e o mais recente, numa série de incidentes relacionados com a escalada da guerra na Síria. As cidades libanesas têm sido frequentemente atingidas por tiros e mísseis, resultado do transbordamento da guerra da Síria nas áreas fronteiriças do norte.

Na quarta-feira (5), um helicóptero sírio também realizou ataques semelhantes contra Arsal, horas depois de o Hezbollah e o exército sírio, terem recuperado o controle de Qusayr, que esteve em poder dos rebeldes por quase um ano. Foi lançada uma dúzia de mísseis dentro, e ao redor, da cidade de Baalbek, em resposta à apreensão da cidade.

A responsabilidade pelos ataques recai não apenas contra os rebeldes, mas também contra o exército sírio, que também lançou ataques que atingiram o Líbano. O recente aumento dos ataques, nesta região, está ligado ao crescente envolvimento militar do Hezbollah no conflito sírio, em virtude de sua aliança com o exército sírio, na retomada da cidade de Qusayr, do comando dos rebeldes.  


Claudinha Rahme 
Gazeta de Beirute 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário