Libanês condenado a 23 anos de prisão


Sami Samir Hassoun, o libanês de 25 anos, de Beirute, que foi pego conspirando para detonar uma bomba nas imediações do estádio de beisebol, Wrigley Field de Chicago em 2010, foi condenado na última quinta-feira (30), a 23 anos de prisão. Ao receber a sentença dada pelo juiz Robert Gettleman o jovem padeiro e funcionário de uma loja de doces, se desculpou pelo que ele havia feito, pela vergonha que ele trouxe a todos, dizendo que ele se tornaria uma pessoa melhor, e em seguida pediu para falar com sua família antes de ser retirado do tribunal.

Hassoun se declarou culpado no ano passado, diante da acusação de tentativa de uso e arma de destruição em massa, e também da acusação de tentativa de uso de dispositivo explosivo. O libanês justifica suas ações em decorrência dos traumas de infância pelos quais ele passou quando morou na Costa do Marfim, na África, onde ele presenciou muitas cenas de violência e assassinatos cometidos com facões, durante a guerra civil do país. 

De acordo com um informante do FBI, o intuito de Hassoun, era paralisar o comércio e desestabilizar a política da cidade. O informante levou então Hassoun a um agente disfarçado do FBI, que concordou em ajuda-lo a arquitetar e planejar seu plano revolucionário.

O agente disfarçado do FBI, então entregou no dia “D” a Hassoun, uma mochila, afirmando que a mesma estava repleta de explosivos de alta potência, que destruiriam metade do quarteirão. Hassoun foi preso na sequência da execução do plano, quando ativou o dispositivo temporizador da falsa bomba, e a deixou dentro de uma lata de lixo próximo aos bares da região, onde diversos clientes participavam de um concerto musical no estádio.  

 O Chefe do FBI, Cory Nelson, comemorou a dura sentença dada a Hassoun, que quando sair da prisão será deportado, bem como o trabalho árduo dos agentes secretos, em investigar células terroristas, que visam ataques contra os americanos. "Continuamos vigilantes em nossa missão de evitar ataques contra os americanos, e na identificação e prisão dos indivíduos ou grupos responsáveis  envolvidos no planejamento e execução de tais ataques", disse ele.


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário