Quando decidi mudar do país

Aspectos Práticos
Observe quais os aspectos práticos, que você precisa considerar, quando decidir mudar de país:

Conta bancária
Se você decidiu ir para um curto período de tempo (talvez até 1 ano), você precisa pensar se vale a pena manter sua conta bancária aberta em seu país de origem. Em alguns países, você tem que pagar mensalidades, e outras taxas, em sua conta. Então, se você não irá usar em nenhum momento, você pode fechar ou suspender a conta, por um período de tempo.

 É sempre válido verificar quais são as opções. Converse com o seu gerente de banco, que normalmente pode aconselhar as melhores medidas. Muitos bancos são internacionais, ou têm acordos com outros bancos, para que eles possam ajudá-lo a abrir uma conta bancária no país onde você está indo, portanto, vale a pena verificar se o seu banco pode fazer o mesmo.

Telefone Celular
Se você tem um plano de pagamento mensal, você pode fechá-lo ou suspendê-lo, ou transferir a conta para alguém, para que você não tenha que pagar.

Plano de saúde
Há questões diferentes aqui:
Se você tem plano de saúde privado em seu país, e vai viajar por um ano, será que o plano vai cobri-lo no exterior? Verifique a política da empresa, e não se esqueça de obter os números de telefone internacionais (especialmente no país onde você está indo), e seu número de apólice, em todos os momentos.

Uma vez eu viajei para a França e tive um acidente de esqui. Por sorte, eu tinha tudo guardado no meu telefone, na minha lista de contatos. A papelada foi tratada em poucos minutos. Nada realmente grave aconteceu, mas foi certamente bom ter todos os detalhes em mãos. Eles teriam me cobrado mais de US$ 1000 (mil dólares americanos), para remover-me de ambulância de esqui, e me levar para o hospital só para fazer exames de raios-x.

Se você tem uma doença crônica, você pode precisar de medicação diária. Você será capaz de comprar medicação para todo o ano, enquanto você estiver ausente? Se você precisar de um creme, ou uma pílula, você pode comprar no país onde você está indo? Você será capaz de ir para o hospital, ou ver um médico que pode prescrever a medicação, se você precisar dele?

Eu tenho um membro da família que precisa de medicação em sua pele a cada 3 meses, no entanto,  ela tinha a medicação entregue enquanto estava fora, fazendo um curso de 18 meses. Sua mãe enviava via DHL. Isso também é uma opção a ser considerada.

Seguro de viagem
Se você é um dos novos adeptos de tecnologia, e que ama um gadget (como eu!), você deve considerar investir em seguro de viagem. Não há nada pior do que perder sua câmera ou celular, enquanto você está fora, certo?

Só para você saber, quando você viaja, a sua mente não está no lugar certo... O que eu quero dizer, é que quando você está em um lugar novo, um novo ambiente, tudo é novo e você não tem uma rotina, no entanto, é muito provável que você vá perder as coisas. 
Você vai deixá-los no ônibus ou trem (especialmente se você estiver conversando no telefone), bolsas vão ficar para trás...

Se você passar de um país quente para um frio, você não vai estar acostumado com o clima, e usando muitas camadas de roupas você provavelmente irá perder sua carteira, chaves, etc. Foi o que aconteceu comigo, e com a maioria dos meus amigos, nos primeiros 3 meses depois que nos mudamos. 

No escritório, por exemplo, temos que chamar de volta nossos clientes para dizer que esqueceram o seu passaporte, ou Identidade, após a assinatura de um contrato, é muito normal. 

Suas mentes estão tão ocupadas e preocupadas com a procura de uma casa, um trabalho, etc., que eles acabam esquecendo as coisas. Isso não significa que você é “estúpido” ou “esquecido”. Significa apenas, que você ainda não está acostumado com o ambiente.

Aparelhos elétricos
Os países têm diferentes voltagens e tamanhos de plugues, e formatos diferentes. Não há tamanho padrão, ou formato (como USBs), o que torna a vida mais difícil, se você está viajando. Existem vários adaptadores internacionais para você escolher o tipo que necessita, normalmente, com diferentes formatos de plugues. Itens como carregadores de telefone, barbeadores elétricos, etc., precisarão de um adaptador, ou mesmo um transformador pequeno, para ser usado em outro país.

Documentos
A maioria dos países que visitei, adotou algum tipo de cartão de identificação (do tamanho de cartão de crédito). O Reino Unido ainda usa tanto a carteira de motorista, quanto o passaporte, como identificação. Brasil, Espanha, Itália, França, e a maioria dos condados europeus, têm algum tipo de identificação.

O que acontece quando você os perde?
Certifique-se de que você sabe o endereço do consulado de seu país, bem como da embaixada. Eu quase me esqueci: Não se esqueça de que você vai precisar do seu passaporte, não se esqueça de verificar a forma de conseguir um novo, no caso de você perder o seu. Tenha fotografias extras de reposição, para o caso de você precisar de passaportes de emergência, ou identificações.

Em 2000, eu viajei ao exterior pela primeira vez, para passar uma semana na França, e depois ir para Londres. Durante minha primeira semana em Londres, eu perdi minha carteira, com minha identidade brasileira, cartões de crédito brasileiros, carteira de motorista, etc., (eu acredito que caiu do meu bolso no ônibus, enquanto eu estava falando com alguém no meu celular).

Eu não os renovei, porque eu estava planejando ficar em Londres por muito tempo. A surpresa veio quando eu precisei renovar meu passaporte (5 anos depois). Eu fui para a Embaixada para descobrir como obter meus novos documentos, e soube que alguém tinha encontrado e devolvido meus documentos, e eles haviam mantido por 5 anos. Fiquei feliz, e surpreso, ao mesmo tempo. Então, se você perder o seu, tente encontrá-lo no setor de Achados e Perdidos das empresas de ônibus, bem como as empresas de trem ou metrô.

Eu não demorei a renovar meu passaporte, e nunca mais perdi meus documentos novamente, a partir desse dia, eu só levo uma cópia da minha identidade. Outra coisa que fiz foi escanear todos os meus documentos, e armazená-los em meu e-mail, apenas para o caso de eu precisar de uma cópia novamente.

Rafael dos Santos
Autor do Livro: Moving Abroad, one step at a time. 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário