Sete coisas a fazer assim que se mudar para a nova casa!

1-Mostre que você sabe algo sobre o país.
Você deve mostrar algum conhecimento sobre o país. As pessoas se sentem orgulhosas quando você comenta algo sobre o país deles. Então, tenha certeza de que você tem algo legal para dizer, é um bom jeito de tornar-se amigo dos nativos do país. Caso não saiba nada sobre o país, não diga nada. Faça uma pesquisa, e na próxima vez, mostre que na verdade, você sabe algo. 

Seja também, o melhor advogado de seu próprio país. As pessoas irão mostrar sua visão e opiniões sobre o seu país, então diga coisas legais, e ensine-os coisas maravilhosas sobre a sua cultura. As pessoas irão se lembrar das suas palavras sobre isso. Então tenha certeza, de que deixou seus irmãos e irmãs orgulhosos!

2-Cozinhe para eles de vez em quando.
Todo mundo gosta de ser paparicado a todo instante, e com seus companheiros de nova casa, não será diferente. Uma vez, eu morei em East Dulwich (Sul de Londres), em uma linda casa. Todos cozinhavam para todos. 

A atmosfera era maravilhosa. Então, se você realmente quer conhecê-los, e mostrar consideração, faça um bom jantar! As pessoas estarão felizes juntas, e a conversa fluirá. Quebrará completamente o gelo, e fará com que todos conversem.

3- Os convidem para tomar uma bebida
Estar em um ambiente diferente, irá trazer considerações quanto as suas novas amizades. Independente do tipo de bebida que irá tomar com seus amigos – alcoólicos ou não – a amizade irá se desenvolver à partir dali. Estar longe de casa os levará a ter diferentes conversas, e vocês logo descobrirão se tem algo em comum ou não. 

4- Pergunte sobre as regras da casa (caso existam)
Uma vez que as apresentações foram feitas, chega a hora de se adaptar as regras da casa. Ninguém faz isso, e parece muito óbvio para você.  Pergunte as pessoas da casa se há alguma regra da qual você deva estar ciente. À que horas as pessoas tomam banho pela manhã? Quais são seus hábitos de cozinhar? Amigos visitam durante a semana?  Se existe hora de assistir TV, etc.

Existem tantas histórias de pessoas que acabam discutindo, por coisas pequenas, ou tarefas diárias... Dividir uma casa é como um casamento, sem sexo! Vocês têm que cozinhar juntos, viver juntos, e acabam desenvolvendo sentimentos um pelo outro, mas você não dorme com seus amigos. 

Não seja tímido para perguntar sobre as regras. Irá mostrar que você tem consideração, e está aberto a se dar bem com todos. 

5 – Tenha certeza de ter entendido as expressões idiomáticas
Algo que ninguém diz a você, é que irá criar desentendimentos, e pode matar amizades. Eu tenho uma história, sobre uma mensagem de texto que recebi, onde eu não conhecia a expressão: “Bom para você”. Os ingleses têm esta expressão, quando você atinge um objetivo, ou faz algo de bom. Eles dizem: “Bom para você”, e significa que eles o estão parabenizando pelo seu feito. 

No Brasil, existe uma expressão similar, mas irônica, que depende de como você diz, podendo dizer completamente o contrário, e então você estará distorcendo a ação. Eu tinha uma amiga, da qual eu gostava muito. Eu havia conseguido meu primeiro emprego em Londres, então mandei uma mensagem para ela. Ela respondeu a mensagem, dizendo “Bom pra você”. 

Porque eu não conhecia a expressão em inglês, eu interpretei da maneira errada, e achei que ela estava com inveja porque eu consegui o trabalho, e ela não. Eu não mandei mensagem de volta após isso. Depois de uma semana, ela me mandou mensagem novamente, me perguntando se estava tudo bem e por que eu não havia respondido mais suas mensagens...

Depois de, cerca de um mês, eu ainda estava chateado com ela. Nós nos encontramos na rua por acaso, e ela me perguntou por que eu não atendia mais suas ligações, ou respondia suas mensagens. Eu falei para ela de um modo muito bravo, o quanto chateado eu estava com a inveja dela, e então mencionei a mensagem. Ela começou a rir de mim, e explicou o que ela realmente quis dizer. 

Esta foi outra lição aprendida. Depois disso, eu passei a pedir duas vezes para as pessoas explicarem o que realmente queriam dizer, antes de ficar chateado. Então, se você é novo no país (não importa onde esteja), e está aprendendo a língua, você precisa aprender que haverá expressões, que são similares na sua própria cultura, mas que significam algo completamente diferente em outro país.

Eu suponho que se você já está acompanhando esta coluna, você jamais chegará a este estágio, porque já está ficando ciente, antes de dizer algo. Mas se isso acontecer, peça uma explicação, para que você não se chateie por nada! Isso também pode acontecer, caso esteja em um relacionamento com alguém. Mas vamos falar de relacionamentos mais tarde. 

6 – Faça uma limpeza depois de usar
Não há nada que chateie mais, do que ter de usar o banheiro, a pia do banheiro, ou a banheira, depois de um amigo que usou, e não a limpou apropriadamente. Soa como óbvio? Sim, mas parece que nem todo mundo entende.

A coisa mais nojenta que existe, é você ir tomar banho (caso o chuveiro seja sobre a banheira), e a banheira se encontre cheia de cabelos. Relacionamentos têm limites, e eles não devem ser cruzados. Respeito é tudo. Ao escovar os seus dentes, tenha certeza de remover a pasta da pia. Você não iria gostar de encontrar a pia suja, certo? Então, não faça para os outros, aquilo que você não gostaria que fizessem para você.  As mesmas aplicações servem para a louça. A louça, na verdade, é a número um, entre os problemas existentes entre quem divide uma casa. Falarei mais sobre a louça adiante.

7 – Dê espaço aos seus amigos de casa
Por mais que você goste de conversar com seus amigos da casa, e ser amigável, às vezes, as pessoas querem apenas seu próprio espaço, estar em silêncio, quietos em seu próprio mundo. Querem assistir TV e não serem perturbados. Querem prestar atenção no documentário, e não estão interessados nos casos de amor de seus tios. Você precisa aprender isso, só assim, você se dará ainda melhor com as pessoas com quem você está dividindo uma casa. Por mais que ser amigável, falante, extrovertido, seja algo legal, dê à eles tempo e espaço, para si mesmos, mesmo que vocês estejam na mesma sala. Isso tornará a vida ainda mais harmoniosa para todos. 


Rafael dos Santos
Autor do livro: “Moving Abroad, one step at a time”.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário