Sete coisas a NÃO fazer assim que mudar para a nova casa!

1 – Não generalizem!
As pessoas tendem a generalizar muito, quando encontram pessoas num determinado país; e falam de um cidadão do país, com comentários do tipo: “Brasileiros são como isso”, “Alemães são como aquilo”, “Franceses são blá, blá, blá...”. Claro, você não pode generalizar toda uma nação, porque você conhece alguém que tem esse hábito, ou se comporta de uma determinada maneira. Há pessoas peculiares em cada nação (não, eu não estou generalizando, é um fato - risos!).

Não há nada pior do que encontrar alguém, e a pessoa dizer: “Oh, você é alemão! Você se deita nu sempre que pode?". Como você acha que essa pessoa vai reagir? Ele ou ela, não vai gostar de você imediatamente. Eu sei disso, pelo fato de ter trabalhado com um alemão, e durante sua primeira semana em Londres, ele me contou essa história, e ainda disse: "Os franceses são muito rudes, não têm boas maneiras, e não têm habilidades sociais". 

Você entende o meu ponto aqui? Um comentário leva a outro, e começa a antipatia. Ele vai conversar com os amigos sobre como os franceses são rudes, por causa de um comentário. Talvez fosse uma piada, mas mesmo as piadas, podem ser interpretadas de maneiras muito diferentes.

2 – Não comam a comida deles 
Uma coisa, que você “não” deve fazer, é pegar a comida do seu companheiro de moradia, da geladeira, ou armário, quando eles não te deram permissão! Normalmente, as pessoas não vão falar sobre isso, mas isso acontece muito frequentemente. Se adiante, envie uma mensagem de texto, ou peça de imediato. Tentando esconder do seu companheiro de moradia, que você comeu as últimas duas fatias de pão que eram dele, porque você não tinha mais, e estava com pressa para ir para o trabalho, só vai criar problemas; e envolver as outras pessoas da casa, caso não seja apenas vocês dois que dividam o apartamento. Roubar comida de pessoas fará com que as pessoas se unam contra você, que ficará isolado. A última coisa que você quer, é se sentir solitário na casa, é o pior sentimento que existe, e fará a sua vida realmente miserável. Então, não coma aquilo que não é seu, sem pedir autorização. Respeite a comida dos seus companheiros de moradia.

3 – Não compartilhem seus itens (produtos de beleza, higiene, limpeza)
Eu chateei um companheiro uma vez, porque eu usei uma de suas lâminas de barbear descartáveis, e não disse nada. Eu tinha por volta de 26 anos na época, eu estava com pressa para um encontro, e não tinha mais aparelhos de barbear. Ele tinha um saco com 10, então eu decidi usar um. Ele não disse nada, então, algumas semanas depois, eu usei outro. Um dia, estávamos jantando e ele mencionou que eu era muito imaturo, e ele não estava feliz que eu estava fazendo isso. Ele, então, decidiu se mudar. Eu achei que foi um meio duro, mas eu o entendo agora. É chato. É roubo. Se você pegar algo de alguém, sem o seu conhecimento, você está roubando o que é deles, e ninguém gosta de ter suas coisas roubadas, certo?
Pense nisso na próxima vez que você pensar em fazê-lo! Não use nada de ninguém, compre o seu ou fique sem, mas não pegue o que não lhe pertence!

4 - Não deixem bilhetes em todos os lugares
Só agora eu entendo, o quanto meus ex-companheiros de apartamento colombianos, devem ter me odiado. Eu costumava fazer muito isso. Não há nada mais irritante do que um Post it na geladeira, dizendo “beba a m**** do seu próprio leite, seu idiota!”. Eu tenho que dizer que é muito infantil e irritante. Ao mesmo tempo, eu vivi com alguns australianos, e eles fizeram isso comigo. Ela costumava me deixar louco. Porque as pessoas não simplesmente falam alguma coisa? Suponho que, se há um grande número de pessoas na casa, é mais fácil ser anônimo, do que evitar o confronto. Mas só piora as coisas, acredite!

5 - Não façam festas durante a semana
A menos que vocês sejam todos da mesma idade, tenham os mesmos empregos e estilo de vida (todos sejam estudantes ou desempregados), você não deve fazer festas em dias de semana, ou convidar pessoas para beber, após as 23h00min. Isso é muito chato. Certa vez, morei com quatro caras, e um colega de apartamento belga (desempregado). E ele costumava trazer seus amigos, as Terças e Quartas para beber. Eu não me importava muito no início, mas eles começaram a ficar até mais tarde, e mais tarde, até as 03h00min. Eu tinha que acordar às 08h00min do dia seguinte, assim, ter pessoas rindo, ouvindo música, etc., até altas horas, não era a melhor situação. Mesmo depois de eu pedir numa boa, para eles pararem, eles continuaram rindo, até que um dia eu perdi a paciência, e pedi a todos para sair. Eu literalmente abri a porta e chutei todos para fora do apartamento. Louco? Talvez tenha sido um pouco exagerado, mas eu nunca precisei fazer isso de novo. Eles nunca mais voltaram durante a semana. Meu colega belga e eu, nunca mais trocamos uma palavra de novo, e três semanas depois, ele voltou para a Bélgica, porque não conseguia encontrar um emprego em Londres. Então, certifique-se de respeitar as pessoas que trabalham durante a semana. Não só os seus amigos, mas também os vizinhos.

6 - Não deixe o seu namorado (a) ficar mais tempo do que deve.
Se, por qualquer razão, as pessoas não querem que seus parceiros fiquem na casa, você deve respeitar isso.Algumas pessoas dizem que a convivência com casais muda a dinâmica no apartamento. Eu concordo com isso, até certo ponto. Se você tem uma nova pessoa em sua vida, certifique-se sobre partilhar o “ficar mais” no seu apartamento, e no deles. Pergunte aos seus colegas de casa, o que é aceitável para eles. Duas noites, três noites? Acho que você deve estar pensando: "Eu pago o aluguel, é o meu lugar também", mas você está pagando aluguel para si, e para os outros que vivem com você, não por duas pessoas! Se você respeitar isso, vocês vão viver em um lugar muito mais harmonioso!

7 - Não deixem suas coisas jogadas em áreas comuns
Alguns companheiros de apartamento acham que a sala de estar, e os corredores, são extensões de seus quartos! Eles não são! Não deixe suas coisas ao redor da casa, como se você vivesse sozinho! Se você vive com uma pessoa muito organizada, você irá deixá-lo louco, e você certamente vai gerar muitos conflitos. Sua coleção de DVDs é uma coisa muito legal de ter, mas certifique-se de mantê-lo em seu quarto, em uma prateleira, para que seus companheiros de apartamento não tenham de arrumar a sala toda vez que quiserem assistir TV!


Rafael dos Santos
Autor do livro: “Moving Abroad, one step at a time”.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário