Sonambulismo


Caminhar dormindo é uma desordem do sono na qual os estágios de dormir e andar são combinados. O indivíduo levanta em um sono profundo e exerce algum tipo de atividade. Frequentemente esta atividade que ele pratica dormindo, ele faz enquanto caminha, mas outras tarefas mais detalhadas também podem ser realizadas por ele. A desordem do sono envolve atividades motoras complexas. Ocorre primariamente durante as primeiras horas da noite após o sono e a pessoa não apresenta os movimentos rápidos dos olhos.

Causas: Frequentemente existe uma história familiar. Existe a hipótese de ser uma doença hereditária. O sonambulismo começa na primeira infância e desaparece quando a criança fica mais velha. Quinze (15%) das crianças normais entre a idade de 5 e 15 anos apresentam esse distúrbio.

Sintomas: Caminhar enquanto dorme; abrir os olhos, mas sem expressão facial; diminuição da coordenação realização de atos aparentemente propositais. Isto inclui trocar de roupa, vestir-se, acender e apagar luzes, abrir portas e janelas, ou tarefas similares; os episódios têm uma duração de 5 a 20 minutos; inabilidade para acordar aparência de estar acordado; não se lembra do acontecido após acordar; confusão e desorientação ao acordar durante um episódio; conversa que não pode ser compreendida ou que não faz nenhum sentido; ocorrência de sintomas na primeira parte da noite; os episódios se iniciam no terceiro ou quarto estágio do sono que é o nível de sono profundo.

Diagnósticos: Estudos do sono são raramente necessários para se fazer o diagnóstico. Se o episódio de caminhar dormindo ocorre com frequência, o médico deve realizar um exame para ver se alguma outra condição está agravando o problema. Um exame psicológico deve ser sugerido, se o stress e a ansiedade, estão associados ao problema.

Tratamentos: Mudanças de comportamento podem ser adotadas para ajudar a pessoa a estabelecer bons hábitos de dormir. Programar uma rotina de horários para dormir e acordar. Usar técnicas de relaxamento para reduzir o stress e a ansiedade. Eliminar o uso de álcool. A adoção dessas medidas é útil e recomendada para ajudar a superar o problema. Outras pessoas podem ajudar a pessoa com a desordem do sono: levar a pessoa de volta para a cama; proteger a pessoa contra acidentes ou danos. Isto é particularmente necessário em relação às crianças. O método seguinte tem se mostrado útil para reduzir ou eliminar o sonambulismo. Isto foi pensado para interromper a angústia que causa o padrão dessa desordem do sono. 
O tratamento envolve a ajuda de alguém que deve estar presente quando a pessoa afetada está dormindo. O número de minutos entre o período em que a pessoa levanta e caminha dormindo, deve ser observado e medido durante várias noites.  Numa das noites seguintes, a pessoa que acompanha, deverá acordar a pessoa doente, 15 minutos antes de ela levantar, e começar a caminhar. A pessoa afetada deverá se manter acordada durante 5 minutos. Este procedimento deve ser seguido durante sete noites consecutivas. Se o sonambulismo começar de novo, o procedimento deve ser repetido por mais sete dias consecutivos.


Gazeta de Beirute 

Fonte: saude.com.br
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário