Sunitas e Xiitas lutando do mesmo lado


Na última semana, a Gazeta de Beirute, conversou com um combatente do Hezbollah, que afirmou que há sunitas, xiitas e alauitas, lutando do mesmo lado, no Exército sírio.

Os muçulmanos sunitas, assim como os xiitas, são divididos em ramificações, apenas uma parte dos sunitas, que são os wahabistas, ou salafistas, são considerados extremistas, e muitos sunitas, são de outras escolas, e descordam desses ensinamentos fundamentalistas. 

A grande maioria da comunidade sunita, são moderados, e não acreditam que um muçulmano deve matar outro muçulmano. Outros os mais radicais, acreditam que o xiita, não é muçulmano, e que as pessoas de outras religiões são descrentes. Por esta razão acham que atos contra essas pessoas sejam justificáveis. 

Segundo ao membro do Hezbollah, que luta na Síria, contra os rebeldes, há milhares de sunitas, que apoiam o Exército de Bashar, e acreditam que os rebeldes são apenas fantoches nas mãos dos Estados Unidos, e de Israel. Por outro lado, outros contra o Regime, acreditam que o Hezbollah, e o Presidente sírio são manipulados pelo Irã. 

O combatente do Hezbollah, que falou em condição de anonimato, disse que há pessoas de todas as nacionalidades, lutando ao lado dos rebeldes. 

Ele também afirmou que os Estados Unidos, inimigo número um dos rebeldes e do Hezbollah, tem fornecido indiretamente recursos aos rebeldes. “Qual é o interesse dos Estados Unidos em apoiar os rebeldes nessa ocasião, e em outras chamá-los de terroristas? Como os rebeldes aceitam apoio dos aliados de Israel?”, questionou o combatente.

Ele ainda disse que o governo da Jordânia, Turquia e outros países possuem laços diplomáticos com Israel, e por outro lado seus povos afirmam querer libertar a Palestina.

Ele disse que em sua opinião, “xiitas e sunitas deveriam se unir, contra o mesmo inimigo”, se referindo a Israel. 

Sobre a participação do Hezbollah na guerra, ele afirmou, que é melhor os libaneses lutarem na Síria, antes que os rebeldes cheguem ao Líbano, o que seria um grande perigo para todas as seitas. 

Atualmente esse rapaz que me ofereceu informações voltou a combater os rebeldes na Síria, em Damasco, nessa guerra que dura mais de dois anos. 


O Professor da Universidade Libanesa, Muhammad Haje, afirmou que “ambos partidos opostos, acreditam que o objetivo de seu inimigo, seja extermina-lo, é assim que eles são ensinados, quando na verdade, muitos querem a paz. Enquanto eles se atacam, seus reais inimigos, ficam apenas observando, e se divertindo.”

“Enquanto sunitas acreditam que os xiitas os odeiam, os xiitas acreditam que os sunitas os odeiam, quando na verdade, muitos querem viver em harmonia e irmandade”, acrescentou.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 comments:

  1. Adorei!
    otima reportagem e claramente a verdade. Que todos mulcumanos caminhem juntos. E usa e israel que o mundo possa ver os terroriatas são eles sim se divertindo c essas mortes todas.

    ResponderExcluir
  2. Sou brasileiro !!! E concordo c tuda essa repotagem maravilhosa sou o anonimo de cima meu nome é deivison cesar!

    ResponderExcluir
  3. Só dando educação de qualidade e sem censura religiosa com acesso a todas as religiões para que os povos possam se livrar do fanatismo religioso que é o grande câncer da humanidade.

    ResponderExcluir