A Histórica Laguna/SC


Laguna é uma cidade histórica e praiana, do litoral do estado de Santa Catarina, com aproximadamente 50 mil habitantes. A vila de "Santo Antônio dos Anjos de Laguna" foi fundada em 1676, pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto, Capitão da Capitania de São Vicente, e elevada à categoria de cidade em 1847, sendo o terceiro município mais antigo de Santa Catarina. Laguna localiza-se a 181 km de Florianópolis, 410 km de Curitiba, e 362 km de Porto Alegre.

Muito antes de sua fundação oficial, Laguna serviu de referência para a assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, onde foi estabelecida uma linha imaginaria de 370 léguas a oeste do Arquipélago de Cabo Verde, passando ao norte por Belém do Pará, e ao Sul, por Laguna. As terras situadas a leste do meridiano ficaram para Portugal. No século XVIII, a região foi um posto da coroa portuguesa, auxiliando no desbravamento e na defesa do território, durante as disputas por terra com a Espanha. Nesse período, também ocorreu à chegada dos imigrantes açorianos, cujas tradições e cultura, são mantidas até hoje, entre os lagunenses.

O Farol de Santa Marta, na Prainha do Farol, construído em 1891, é considerado o maior das Américas, com seus 29 metros de altura, altitude de foco de 74 metros, e alcance geográfico de 92 km, o segundo maior do mundo. Quando foi inaugurado, era alimentado por querosene, depois passou a ser movido por eletricidade, e hoje, conta com três geradores de 15 KVA.  O acesso à torre do farol e as casas de estrutura, está proibido pela Marinha, devido aos danos causados pelos visitantes. Porém, o local é bastante procurado pelos turistas que encontram um belo cenário no litoral lagunense.

Laguna possui diversas e lindas praias com destaque para a Praia do Mar Grosso, e a praia do GI e de Itapirubá, que se destacam por suas dunas e preservação da natureza. A praia dos Molhes é o local favorito para a prática do surfe, e da pesca. Suas águas possuem temperatura mais amena, em virtude da corrente marítima do Atlântico Sul. É comum ver pinguins chegando às praias de Laguna durante o verão e também no outono.

O Canal dos Molhes é onde pescadores e botos (espécie de golfinhos) trabalham juntos, nos meses mais frios, na captura de peixes, como a tainha. O espetáculo da pesca em parceria com os botos, só existem em três lugares no mundo: Austrália, África do Sul e em Laguna. Estima-se que haja cerca de 40 botos nas lagoas da cidade, e todos são reconhecidos pelos pescadores por seus respectivos nomes, colocados por eles mesmos. Os Botos nascem, crescem e desaparecem nas lagoas da cidade, onde a pesca ocorre durante o ano todo, mas, se torna mais atraente nos meses de Abril, Maio e Junho, quando inicia o ciclo da Tainha, um dos pratos mais procurados na gastronomia da região.  

Laguna ainda se encontra no limite sul, da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, e entre os meses de Junho e Novembro, as baleias procuram as águas quentes do litoral catarinense, para procriar e amamentar os filhotes. A espécie, em extinção, pode chegar a 18 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. Nesse período, a Baleia Franca se aproxima da costa, podendo ser vista a uma distância de 20 a 30 metros da praia. Após a temporada de reprodução, as baleias retornam com seus filhotes, para os mares frios da Antártida.
O centro histórico de Laguna é constituído de ruas estreitas de paralelepípedos e cerca de 600 casarios antigos do tempo da colonização portuguesa, tombados pelo IPHAN, que possui uma sede na cidade, e realiza diversos trabalhos e projetos de educação patrimonial. Por influência dos alemães e italianos, a arquitetura eclética do centro histórico vem modificando aos poucos o espaço urbano, e aumentando o vazio entre as edificações, cujo estilo arquitetônico, é influenciado pelos estilos clássico e gótico, misturado com uma arquitetura cheia de ornamentação e decorativista.  

Laguna guarda ainda, registros históricos muito importantes de acontecimentos da História do Brasil. Tal patrimônio, aliado as belezas naturais de suas praias e lagoas, enche os olhos dos turistas de todo o Brasil, e também da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, que encontram na cidade, as mais variadas formas de lazer.

Laguna tem muitos atrativos históricos que podem ensinar um pouco mais sobre a história da cidade, e do Brasil, dentre eles, destacam-se:
•O Museu Anita Garibaldi (prédio construído em 1747), onde em 1839, a cidade foi proclamada República Juliana, durante a Revolução Farroupilha.
•A Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos (construída em 1735), encanta com seus altares construídos no estilo Barroco, e detalhes em ouro.
•O Museu Casa de Anita (construída em 1711, e a casa original da “heroína dos dois mundos”).
•O Marco de Tordesilhas, erguido em 1975 para lembrar a assinatura do Tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha, em 1494.
•A Fonte da Carioca (construída pelos escravos em 1863),
•A Casa Pinto D'Ulysséa (uma réplica de uma Quinta portuguesa construída em 1866),
•O Mercado Público, erguido em 1957, para substituir o antigo, construído em 1897, mas que foi destruído por um incêndio em 1939.
•As docas da Lagoa de Santo Antônio, onde pequenas embarcações ancoram, inclusive, escunas que passeiam pela lagoa em direção ao alto mar; e que no passado, ancorou o navio Seival, conduzido por Giuseppe Garibaldi. Um lindo local onde se pode apreciar o pôr do sol e a noite acompanhar a iluminada pesca do camarão.
•Passeios de escuna, atividades terrestres, escalada e montanhismo, canoagem, arvorismo, rafting, surfe, acampamento, pesca esportiva, cavalgada, rapel, tirolesa, voo panorâmico, e de quebra, Laguna ainda é famosa por ter o melhor carnaval do Sul do Brasil! Durante todo o ano, a cidade tem atrações sedutoras para seus turistas.

A cidade participou de momentos marcantes da história brasileira, como a Revolução Farroupilha (a revolta dos estancieiros gaúchos contra o governo imperial), a proclamada a República Rio-Grandense, movimento que se estendeu por todo estado e que visava conquistar um porto. Os republicanos tomaram Laguna, liderados por Davi Canabarro e Giuseppe Garibaldi, e em Julho de 1839 proclamaram a República Juliana, independente do Império Brasileiro, tendo Laguna como capital, durante 4 meses, fato que marcou a cidade, não só pelo contexto político, mas por colocar a lagunense Anita Garibaldi, em um lugar de destaque na história.

Um dos maiores pontos turísticos de Laguna, é a Pedra do Frade, localizada na Ponta do GI, é uma pedra retangular de 9m de altura por 5 de diâmetro, inclinada em relação ao solo rochoso, e que ainda possui em seu topo, outro pedaço de rocha menor, que se equilibra sobre a maior,  intrigando nativos e turistas que visitam o local, e não sabem explicar como as pedras foram parar ali, e naquela posição, que desafia à gravidade. Seu nome deriva de sua semelhança com um frade franciscano.

Outro lugar que deve ser visitado é o Morro da Gloria, o ponto mais alto de Laguna, com 126 metros de altura, e de onde se pode ver todo o centro histórico, bairros, praias e lagoas. O Morro da Gloria é um importante ponto turístico, e de fé, em Laguna. No topo do morro, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Gloria, um monumento de 14m de altura, construído em 1953, pelo casal alemão, Alfredo e Elisa Staege, e idealizado pelo Padre Gregório Warmeling, que atrai muitos fiéis, que quando alcançam uma graça, fixam aos pés da imagem, placas de agradecimentos.

A gastronomia de Laguna baseia-se em frutos do mar, principalmente camarões, por sua abundância e qualidade, conhecidas e admiradas em todo Brasil. Há o camarão do oceano, e o que vem das lagoas, o camarão nativo. Aos camarões, somam-se vários pratos feitos com inúmeras espécies de peixes, como a tainha, anchova, siris, mariscos e lulas. Destaque para o Caldo de Peixe com pirão, Maionese de Camarão, Camarão à Parmegiana, Camarão Ensopado, e a Cachaça de Butiá (uma fruta amarela e de sabor marcante, típica em Laguna).



Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário