Analista político sírio é assassinado no Líbano


O Analista político, especialista no pró-regime sírio, Mohammed Darrar Jammo, foi assassinado na porta de sua residência em Sarafand, ao norte de Tiro, onde ele vivia com sua família, quando estava prestes a entrar em sua casa no início da última semana. 

Homens armados dispararam 20 tiros contra Jammo, em diferentes partes de seu corpo, ferindo ainda, sua filha e dois de seus guarda-costas, que foram transferidos para o Hospital Alaeddine. 

Três homens armados entraram no edifício e começaram a disparar contra Jammo, e na sequência, fugiram em um carro que os esperava a poucos metros do edifício em direção a floresta existente em torno da residência. 

As Forças de Segurança se dirigiram para o local, em busca dos autores, e inclusive chegaram a interrogar três homens suspeitos, que foram detidos. Jammo voltava para casa com sacolas de compras, e alguns vizinhos ao vê-lo chegando, pensaram em ajuda-lo, mas na sequência escutaram o som da artilharia pesada na porta do edifício. 

Sua esposa, Siham Younis, escutou o tiroteio e foi para a janela da sala, e avistou seu marido caído no chão, coberto de sangue. Ela disse que Jammo havia sido alertado pelos amigos do Partido Bath, na Síria, no dia anterior, para que ele tomasse cuidado.  

Jammo era Chefe da Divisão de Relações Políticas e Internacionais da Organização Internacional de Imigrantes Árabes, e a principio, seu assassinato foi associado ao conflito na Síria, porém, o exército libanês declarou que não havia motivos políticos por trás do incidente.

Ali e Badih Younes, irmão e sobrinho da viúva, foram presos em conexão pelo suposto envolvimento no assassinato, por terem dado pistas de que razões pessoais e familiares, poderiam estar por trás do crime; o que tudo indica, foi motivado por "ciúme". 

Siham declarou após o funeral de seu marido, na Síria, que ela vivia com Jammo há 20 anos, e que não tem qualquer relação com o seu assassinato; e quem o matou irá pagar por isso, não importa se tenha sido seu irmão, ou seu sobrinho.  


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário