Chia


As sementes de chia, ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selênio, potássio e magnésio, são boa fonte de proteínas (cerca de 16g/100g), apresentando todos os aminoácidos essenciais, fibras solúveis e insolúveis. A chia é considerada uma das melhores fontes de ômega 3 e 6. 

Histórico: Chia é uma semente cultivada há anos no México, conhecida por fornecer força e resistência aos atletas, através do equilíbrio de macronutrientes, fibras e ômega 3 de origem vegetal. O perfil de aminoácidos (isoleucina, leucina, valina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano) da semente de chia, permite que ela seja uma boa opção como fonte proteica. 

Parecem sementes de papoula, mas são sementes de chia (Salvia hispânica), sementes pequeninas pretas, brancas ou acinzentadas, considerado por muitos especialistas em nutrição, um superalimento da natureza. Encontrada em países como o México, Argentina, Bolívia, Guatemala, Peru e Colômbia. 

Durante muitos séculos, as sementes de chia foram um componente importante da alimentação dos astecas e maias. No México, costuma dizer-se, que uma colher de sementes de chia é o suficiente para sustentar uma pessoa durante um dia. O valor desta semente é tal, que chegara a ser usada pelos astecas como moeda de troca. Palavra maia que significa “força”, por isso estas sementes, cultivadas por pelo menos desde 2600 A.C, são hoje, consideradas um superalimento.   

Indicações: 
Fonte riquíssima de Omega 3 – proteção ao coração e ao cérebro. A ingestão de alimentos ricos em Omega 3 é muito importante para, prevenir problemas cardiovasculares, estados depressivos, e diminuir triglicerídeos. As sementes de chia pertencem, tal como as de linhaça, às sementes mucilaginosas, isto é, elas formam um gel pectinoso, incolor à superfície, quando entram em contato com a água. 

Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento do intestino. O consumo regular destas sementes é ainda útil, para controlar a pressão arterial elevada e o diabetes. Devido à sua riqueza nutricional, e ao fato de saciarem facilmente, são muito úteis para atletas, ou para quem procura energia extra. Elas são isentas de glúten, uma excelente opção também para celíacos, pois colabora na redução do colesterol; controlam a glicemia; previnem o envelhecimento precoce; e melhoram a imunidade do organismo. 

Sementes de Chia também são fontes de minerais, fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, e também de ácido graxo essencial, que auxilia no controle do colesterol, triglicérides, inflamação, peso, pele, melhora da cognição… Enfim, ela possui muitos benefícios. Alguns ainda a utilizam para promover saciedade, como?  Basta utilizar uma colher de chá antes das refeições, e a semente vai formar um gel no estômago, exercendo efeito na saciedade. Umas das vantagens sobre a linhaça (além do conteúdo de ômega 3 ser maior), é que não é necessário triturar a Chia antes do consumo.

Pesquisei algumas receitinhas para utilizar a semente em preparações:

PÃO INTEGRAL COM SEMENTE DE CHIA
½ colher (chá) de sal
3 xícaras de farinha de trigo integral
2 colheres de fermento em pó
1 xícara de farelo de trigo
4 colheres (sopa) de leite desnatado
5 colheres (sopa) de semente de chia
2 xícaras de água filtrada
Misture todos os ingredientes, mas não amasse muito. Modele pães em formato pequeno e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Coloque no forno em temperatura média por aproximadamente 25 minutos. Rende 20 unidades.

SOPA DESINTOXICANTE
Que tal manter a barriga tanquinho com uma sopa desintoxicante?  Ela vai ajudar a eliminar as toxinas organismo, retirando o que é desnecessário. 
01 fatia média de abóbora
01 cebola grande
Tempero verde
Sal a gosto
2 colheres de semente de chia
Coloque o tempero verde com a cebola picada e meio copo de água. Deixe refogar e então coloque a abóbora, o sal e acrescente mais água. Deixe cozer, esfriar e então bata no liquidificador. Acrescente as duas colheres de chia semente.
Faça a sopa 3x na semana, você também pode congelar as porções, que tal a dica?

SOBREMESA 
Mamão, banana, Actimel (um leite fermentado semelhante ao Yakult), linhaça, suco de laranja e  semente de chia.  Bata todos os ingredientes no liquidificador. Ao final, acrescente a semente de chia. 

SALADA EM CAMADAS COM SEMENTE DE CHIA E ÓLEO DE COCO
Você quer surpreender no jantar, mas precisa se controlar nos pratos porque está de dieta? Eu te ajudo!
Primeira camada:
1 tomate sem sementes (picado), 1 xícara de cenoura (ralada), ½ xícara de champignon (fatiado), ½ xícara de milho verde.
Segunda camada:
½ xícara de queijo mussarela (ralado), 1 prato raso de alface americana (fatiada), Semente de chia
Para o molho: 
2 colheres (sopa) de catchup, 1 copo de iogurte desnatado, cebola, sal, e óleo de coco extra virgem.
Como preparar: 
Em uma tigela misture todos os ingredientes do molho e misture. Após, coloque os ingredientes da primeira camada ao molho e mexa bem.
Escolha um recipiente para montar sua salada, e coloque a primeira camada nele, na sequencia, coloque a alface, a semente de chia, e o queijo. Você certamente vai arrasar na elegância e no sabor de uma simples salada!

PUDIM DE CHIA
1 ½ xícara de água 
½ xícara de semente de chia.
Misture estes dois ingredientes, deixe crescer por alguns minutos, e depois acrescente: 
2/3 de xícara de leite de nozes ou amêndoas (bata-as no liquidificador com água e terá um delicioso leite).
2 colheres de sopa de óleo de coco, 
2 colheres de sopa de mel, 
6 colheres de sopa de suco de laranja, 
1 colher pequena de baunilha. Caso deseje pode acrescentar coco ralado fresco.


Ana Paula Karam – Nutricionista Funcional
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário