MUJADRA


Ingredientes:
250 Gr de lentilhas (verdes ou marrons);
4 cebolas médias;
3 colheres de sopa, de farinha de trigo;
Aproximadamente, 250 ml de óleo de girassol;
2 colheres de chá, de cominho (grãos);
1 ½ colher de sopa, de coentro (grãos);
200 Gr de arroz basmati;
2 colheres de sopa, de azeite de oliva;
½ colher de chá, de açafrão da terra (cúrcuma);
1 ½ colher de chá, de pimenta da Jamaica;
1 ½ colher de chá, de canela;
1 colher de chá, de açúcar;
350 ml de água, sal e pimenta do reino.

Modo de preparo:
Lave as lentilhas e ponha-as numa panela média. Cubra-a com bastante água, e leve ao fogo médio por uns 15 minutos, ou até elas estarem cozidas, mas firmes (elas ainda vão cozinhar 15 minutos com o arroz). Quando cozidas, tire do fogo, escorra e reserve. Com uma faca afiada, corte as cebolas em fatias bem finas. Ponha-as numa escorredor, e polvilhe com a farinha, e uma boa pitada de sal; mexendo bem, para que as fatias fiquem envoltas na farinha. Esquente o óleo numa frigideira média, em fogo médio/alto. Teste a temperatura do óleo, colocando um pedacinho de cebola, que deve fritar imediatamente. Quando o óleo estiver bem quente, coloque 1/3 das cebolas com cuidado, pois o óleo vai respingar. Deixe fritar até elas estarem bem douradas, retire com uma escumadeira, e coloque numa vasilha, coberta com papel absorvente. Frite o resto da cebola, em duas etapas, e depois as deixe secarem no papel absorvente, enquanto prepara o arroz. 

Esquente uma panela grande, no fogo médio. Adicione as sementes de cominho e de coentro, e toste-as por um ou dois minutos. Elas devem começar a ficar bem perfumadas. Adicione em seguida, o arroz basmati, o azeite, o açafrão da terra, a pimenta da Jamaica, a canela o açúcar, 1/2 colher de chá de sal, e pimenta do reino. Misture para envolver o arroz nas especiarias. Junte então as lentilhas cozidas e a água, e deixe ferver. Tampe a panela e cozinhe em fogo bem baixo, por 15 minutos. Retire do fogo, levante a tampa, e cubra a panela com um pano de cozinha limpo. Tampe de novo (com o pano, vedando bem a panela), e reserve, por pelo menos 10 minutos. Adicione então metade das cebolas, misture bem. Arrume numa travessa, e coloque a outra metade das cebolas, por cima. Sirva com coalhada ou salada de pepinos.

Fátima Jabur
Gazeta de Beirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

4 comments:

  1. Adorei! Eu nunca havia colocado farinha na cebola!!!! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  2. mjadara com acucar , canela e acafrao ??????????????// bem estranho ,nunca vi

    ResponderExcluir
  3. A canela faz parte de diversos pratos da culinária árabe...

    O Açafrão também é uma especiaria típica da culinária do Mediterrâneo, e dos países ibéricos, muito usada também em pratos árabes. Inclusive a palavra açafrão é de origem árabe, originada do "As-safra-a (Al záfaran)".

    O açúcar pode ter várias funções em pratos salgados (depende de quem está cozinhando), ele pode tirar a acidez, caramelizar, ou dar cor caramelizada, porque quando ele derrete, fica com uma cor amarronzada.

    Pode perguntar diretamente a Fátima Jabur, o porque do açúcar, tenho certeza que ela terá imenso prazer em esclarecer.

    ResponderExcluir
  4. Meu sogro veio do Libano, e só comia a Mujadra feita assim, eu aprendi essa variacao da receita com a minha sogra.

    Mas eu sei de outras formas de fazer essa mesma receita tambem, eu apenas quis compartilhar essa versao que é de familia.

    As receitas arabes sofrem modificacoes regionais dentro do proprio pais, minha sogra sempre me falava isso, e meu marido tambem.

    E quando elas sao levadas para outros paises, elas tambem sofrem alteracoes, por conta da ausencia de certas especiarias e ingredientes tipicos dos paises do Oriente Medio.

    ResponderExcluir