O JORNAL


JORNAL: Meio de comunição impresso ou virtual, derivado do conjunto de atividades que compõem o Jornalismo, cujas principais características é o uso de um papel de imprensa, ou uma plataforma midiática virtual de comunicação.  O jornal possui sua linguagem própria, dentro da linguagem jornalística, e constitui o maior meio de comunicação entre as massas. Seu conteúdo genérico visa à publicação de notícias e opiniões de vários interesses sociais, bem como conteúdo especializado (como Economia, Negócios, Política, etc.).

Um jornal pode ser diário, semanal, quinzenal ou mensal, sendo a periodicidade diária, a mais comum, e seu editorial dividido em cadernos e suplementos. O conteúdo dos editoriais são divididos em cadernos temáticos (Notícias – nacionais e internacionais -, Economia, Esporte, Cultura, Turismo, Moda e etc.), e com base em 4 critérios básicos:
Abrangência: seus conteúdos são razoavelmente acessíveis ao público em geral.
Periodicidade: é publicado a intervalos regulares.
Atualidade: sua informação é atual.
Universalidade: cobrem um amplo número de assuntos.

Além dos cadernos temáticos, existem seções de conteúdo jornalístico no âmbito da opinião, com informações institucionais, ou de utilidade pública (Horóscopo, charge ou quadrinhos, coluna social, classificados, palavras cruzadas, tempo e clima, carta dos leitores e etc.).

COLUNA SOCIAL: A coluna social, ou qualquer outro tipo de coluna, é um artigo redigido por um colunista, normalmente assinado e publicado com determinada regularidade num jornal, revista; ou outro tipo de publicação de comunicação, seja ele impresso, ou virtual (na internet).

A coluna social é parte de um dos cadernos de um jornal, e pode ser publicada diariamente, semanalmente, quinzenalmente, ou mensalmente. Não sendo um espaço obrigatório numa plataforma de comunicação jornalística, e quando existente, em sua maioria, voltada para os eventos sociais de um determinado lugar/ bairro/ cidade. Se o artigo não se repetir, ele é chamado de comentário, e se o artigo refletir a posição da direção, ou de um dos diretores do meio de comunicação, ele é chamado de editorial.

Uma coluna (social ou temática) diferencia-se de outros tipos de jornalismo por ter as seguintes características:
•    É um artigo regular numa publicação;
•    É normalmente assinado;
•    Os temas podem ser variados.
•    Contém explicitamente uma opinião, ou ponto de vista do autor;
•   O autor pode utilizar a primeira pessoal do singular, e definir o tom, o ponto de vista e etc., com que pretende se dirigir aos seus leitores;

As colunas, também podem ser divididas em dois tipos principais:

•Coluna de autor - identificada como o nome, ou pseudônimo, do colunista, podendo ser acompanhada, ou não, por uma fotografia. A ideia é criar certa cumplicidade entre o autor e o leitor, devido à familiaridade e frequência, com que a coluna é publicada.
•Coluna temática - este tipo de coluna não está a cargo de um só colunista, mas sim de vários que dão a sua opinião sobre o mesmo tema, que pode ser variado.

Em um jornal, o entrevistado, diz o que quer a respeito daquilo que ele acha certo. O repórter capta tudo o que acontece e transcreve a informação no jornal. O comentarista, ou colunista, interpreta a matéria ou o evento, e tira “suas conclusões”.

Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário