Onda de frio faz nevar no Brasil!

A maior onda de frio do ano, e o cenário de neve, mudara o cenário de pelo menos 128 cidades no sul do país, na última semana. 

Uma massa de ar polar que passou pela Argentina e chegou ao sul do Brasil, atingiu 6 cidades do estado do Rio Grande do Sul, 88 cidades do estado de Santa Cataria, e 26 cidades estado do Paraná, que puderam presenciar neve, um fenômeno raro no Brasil, onde algumas cidades, inclusive, não viam esse tipo de ocorrência há mais de 30 anos.

A cidade catarinense de Bom Jardim da Serra registrou a menor temperatura de todo o país, na última terça-feira (23), atingindo -7 ºC.  Segundo o Instituto Nacional (INMET) de Meteorologia, esta é a onda de frio, mais prolongada nos últimos 13 anos. Foram sete dias com temperaturas abaixo de zero.

Curitiba e Florianópolis também foram atingidas pela neve. O primeiro registro de neve em Curitiba, na última terça-feira (23), foi o primeiro desde 1975, segundo o Instituto Meteorológico Simepar. Florianópolis também registrou a ocorrência do fenômeno, a primeira em 29 anos, no Morro do Cambirela.    

Devido ao acúmulo de neve na pista, as rodovias federais (BR-116, BR-280 e BR-282), e as rodovias estaduais (SC-350, SC-390 e SC-280) em Santa Catarina, foram interditadas. Os trechos bloqueados começaram a ser liberados na manhã seguinte. 

Já no Paraná, duas pessoas morreram e três ficaram feridas, em um acidente entre um carro e um caminhão, por causa da pista escorregadia na BR-277. As cidades de São Joaquim e São José, na Grande Florianópolis, estiveram em situação de emergência para compra de cobertores e mantimentos, às famílias mais pobres. Um morador de rua morreu em Biguaçu, devido ao frio. 

A onda de frio em SC já é considerada histórica. A neve e a geada mudaram a paisagem, mas trouxeram prejuízo para dezenas de municípios. Muitas lavouras de hortaliças foram destruídas. Houve queda de energia e a neve acumulada causou desabamento de coberturas e telhados de residências.

O frio também trouxe situações curiosas como a motocicleta que congelou em São Joaquim (SC) e virou atração turística na cidade. Faz tanto frio na serra gaúcha, que até os pinguins do zoológico de Gramado (RS), ganharam um climatizador, para manter a temperatura e a umidade da jaula controlada. Outros animais tiveram a dieta alterada, por causa da baixa temperatura, e até agasalhos e cobertores de lã foram colocados à disposição dos bichos.   


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário