Qual o seu ritmo astrológico?

Estamos tão acostumados a falar em Astrologia, e pensar no horóscopo que lemos, e no significado dos 12 signos, que acreditamos que Astrologia é apenas isso. Mas o universo astrológico, e sua milenar existência, é um saber tão vasto, que inclui muito mais, do que a ponta do iceberg que os horóscopos nos contam. No entanto, a arte de fazer Horóscopos e o hábito em lê-los, é parte do nosso cotidiano, estamos acostumados e enraizados e generaliza-lo em nossos costumes. De certa forma isso é um ponto positivo no que concerne à divulgação do assunto, à disseminação popular de tão profunda Ciência, porém, é negativo quando não é explicado o quão profundo e complexo, a Ciência Humana pode ser.

Os signos astrológicos do zodíaco recebem nomes, símbolos, significados e classificações, e realmente é muito apaixonante ler sobre o nosso signo, saber um pouco mais sobre nós. Dessa forma vamos aprendendo, conhecendo, aprofundando, às vezes até de forma lúdica, sobre os significados mais profundos dos 12 Signos.  A classificação dos Signos por elementos (fogo, terra, ar e água), é a classificação mais básica, e nos diz sobre a natureza daquele signo, como se fosse sua essência.  A classificação por ritmo astrológico é mais complexa.

Os signos se classificam por ritmos, em blocos de 4 signos cada, no total então temos 3 ritmos, aos quais chamamos: Cardeal (Cardinal), Fixo, ou Mutável. Se os elementos falam da essência do signo, sobre sua natureza básica, os ritmos nos dão a modalidade de ação dos signos, indicando a forma de se manifestar. Temos 3 signos para cada elemento, e temos 4 signos, um de cada elemento, para cada ritmo. A classificação por ritmo, juntando com o elemento, é um excelente início do estudo astrológico, e mostra-se um bom alicerce para o autoconhecimento.

Abaixo, uma pequena descrição sobre cada ritmo, e a classificação dos 12 signos nesse sistema:

•CARDEAL (OU CARDINAL): Possui uma modalidade de ação mais impulsiva, características de iniciativa, audácia, coragem, inovação, precipitação, muita força nos começos, impaciência e dificuldade nos processos de continuação e manutenção. Os signos cardeais são: Áries (Carneiro), Libra (Balança), Câncer (Caranguejo) e Capricórnio. Complementando com a classificação por elemento: Áries (Carneiro) é fogo, Libra (Balança) é ar, Câncer (Caranguejo) é água, e Capricórnio é terra. Portanto no ritmo cardeal, temos 4 signos de 4 elementos.

•FIXO: Possui modalidade de ação de sustentação, características de manutenção, força de trabalho, teimosia, estagnação, emoções e desejos intensos e profundos. Muita força nos meios e processos, grandes dificuldades para mudanças e adaptabilidade. Os signos fixos são: Touro (terra), Escorpião (água), Aquário (ar) e Leão (fogo).

•MUTÁVEL: Possui a modalidade de ação de mutabilidade, características de flexibilidade, adaptabilidade, astúcia, facilidade para alternar, movimentar, mas também dúvidas, indecisões e superficialidade, com muita força nas finalizações. Os signos mutáveis são: Gêmeos (Ar); Sagitário (Fogo); Peixes (Água); e Virgem (Terra).

Incorpore a classificação de ritmo e elemento quando ler o horóscopo, e verá a dimensão dos conhecimentos absorvidos, muito maior. Exemplo: Se você é do signo de Gêmeos, você é um Ar Mutável, ou seja, uma essência mental, voltada à aquisição de conhecimento, rápido, articulador, movimentado, e muda com facilidade no campo mental, que é o seu elemento, no campo das ideias. 


Betty Ziade
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário