Quem está por trás dos atentados em Beirute?

Foto-Gazeta de Beirute-Chadia

Apesar do grupo Brigada 313, ter afirmado que foi o responsável pelo ataque, no reduto do Hezbollah, com um carro-bomba que deixou 53 feridos na terça (9), no subúrbio de Beirute, o vice-secretário do Hezbollah, Xeque Naim Qassem, afirmou que o grupo xiita, “ainda aguarda as investigações, para realmente confirmar quem esteve por trás destes atentados”.


Na página do grupo Brigada 313 do Facebook, eles afirmaram que cometeram esse atentado.

A Brigada 313, que afirma lutar na Síria pela vitória da palavra de Deus, contra o Regime de Bashar al-Assad, disse que “essa foi uma resposta pela interferência do Hezbollah na guerra da Síria. 

As forças especiais, da Brigada 313 organizou um ataque bomba contra o bairro Bir al-Abed”, subúrbio de Beirute.

Segundo membros do grupo, este ataque ocorreu, após diversas advertências contra o Hezbollah, que assumidamente, tem lutado ao lado das tropas do presidente sírio, ignorando as diversas autoridades libanesas, que tem se posicionado contra a intervenção do grupo. 

O Exército Livre da Síria (também suspeito), condenou o ataque, e o classificou como “atentado terrorista”.

A Brigada 313, também afirmou que este não foi o primeiro ataque, e não será o último, e irão perseguir o Hezbollah, até que saiam da Síria. 

Por outro lado, o vice- secretário geral do Hezbollah, Xeque Naim Qassem, afirmou que “ainda não se sabe, quem está por trás desse ataque, tudo apenas será confirmado quando terminar as investigações”. Mas segundo ele, “há pistas que apontam que Israel tenha tido participação nesse incidente, e há grupos que servem objetivos israelenses”.

Pelo menos 53 pessoas ficaram feridas no atentado no subúrbio de Beirute, na última semana. Em  28 de junho, dois explosivos foram detonados, atingindo um comboio do Hezbollah, e em maio, quatro pessoas ficaram feridas em um ataque também perto de uma das sedes do grupo xiita.

Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário