1ª Bomba Atômica da História

Às 05h29min do dia 16 de julho de 1945, os EUA explodiram a primeira bomba atômica da história. Objetivo alcançado pelo "Projeto Manhattan", em desenvolver e construir armas nucleares. 

O Físico americano, Julius 
Oppenheimer, dirigia um grupo de 
cientistas e de refugiados europeus, em Los Alamos, no Novo México, 
quando a explosão experimental, 
aconteceu no meio do deserto do Novo México, a cerca de 100 km da cidade de Alamogordo, uma região que era habitada apenas por formigas e escorpiões. 

Os cientistas estavam a 32 km de distância do local, e as câmeras e instrumentos de medição, ligados por 800 km de cabos, foram colocados a 9 a 18 km de distância, do ponto da explosão.

Três horas após a explosão experimental, o navio Indianápolis deixou o Porto de San Francisco com destino às Ilhas Marianas, carregando outro exemplar da bomba. O "Little Boy" foi usado em 6 de agosto em Hiroshima, e em 9 de agosto em Nagasaki. A bomba de Alamogordo era composta de duas pequenas bolas de plutônio, recobertas por níquel, cujo centro estava em um núcleo de berílio e urânio.

Para acionar a bomba, havia explosivos e 32 detonadores, e a primeira bomba atômica tinha uma potência de 18,6 quilitons. A torre de 30 metros de altura desapareceu sob o efeito da explosão, e uma cratera de 400 m de diâmetro foi aberta. Dentro dela, surgiu um material verde e transparente, resultado da fundição dos minerais. Essa substância foi chamada trinitina, em referência ao ponto do deserto, onde ocorreu a explosão, conhecido como Trinity.

A explosão de Alamogordo foi o auge do mais ambicioso projeto norte-americano durante a Segunda Guerra. A ideia da construção da bomba foi apoiada por importantes físicos da época, inclusive Albert Einstein, que ainda no início da Segunda Guerra, em 1939, escreveu uma carta ao então Presidente, Franklin Roosevelt, sugerindo que os EUA fabricassem a bomba, antes que a Alemanha nazista o fizesse. Mais tarde Einstein se retirou do projeto, alegando opor-se ao uso bélico de energia nuclear.

Em 1944, quando os aliados já haviam tomado a maioria dos territórios ocupados pelos nazistas, foram descobertos documentos que comprovavam a intenção dos alemães, de realmente tentar construir a bomba, porém, eles tomaram o rumo errado em suas pesquisas. 

Quando a bomba dos EUA foi testada, a Segunda Guerra já estava encerrada na Europa, e o conflito se restringia ao Pacífico (EUA contra o Japão). O campo de provas foi transferido do deserto do Novo México, para à Ilha do Japão. E assim, o mundo tomou conhecimento de uma nova arma, criada nos laboratórios de pesquisa nuclear.


Betty Ziade
Gazeta de Beirute 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário