2ª Edição do Lebanon Water Festival


No próximo dia 3 de setembro começa a 2ª Edição do Lebanon Water Festival, um evento esportivo que oferece modalidades de mergulho, surf e vela, e que visa à promoção de esportes náuticos no país, além da importância da preservação da costa do Líbano. O evento idealizado e realizado por Annette Khoury, e seu pai, Simon Khoury, campeão mundial de esqui aquático, conta com apoio dos ministérios do turismo e do esporte. O festival teve sua 1ª edição no último verão, e reuniu 14 mil pessoas nos diversos eventos do festival, em diversas praias libanesas. 

Este ano, será incluída na programação, a praia rochosa de Batroun, e também Anfeh, alguns pontos de Kaslik, Dbayyeh, na costa do norte, e Jiyyeh e alguns pontos de Tiro, na costa do sul. Nas modalidades esportivas, também há novidades neste ano, como surf, stand-up paddle boarding, kite boarding e mergulho livre.
Serão oferecidas aulas em várias atividades aquáticas, com desconto, durante todo o mês, bem como competições e shows gratuitos de esquiadores aquáticos profissionais. Dia 14 de setembro, exemplo, haverá atrações imperdíveis na marina de Dbayyeh, com fogos de artifício, fanfarra e  atividades internacionais noturnas de esqui.

 "O que estamos tentando fazer é etiquetar cada cidade, como o melhor lugar para fazer isso ou aquilo, e aos poucos, pretendemos mapear toda a costa. Jounieh tem fama de melhor lugar para esqui aquático durante o verão, mas poucos sabem que nesta época do ano, as águas calmas de Tiro são mais adequadas para um passeio marítimo de final de verão", disse ela.

 Para tornar o evento acessível a todos, o festival abrirá todas as suas competições e show de forma gratuita ao público, mesmo nos locais onde se é solicitada adesão; as pessoas terão acesso à marina de Dbayyeh, por exemplo, de forma gratuita, através de toda a orla de sua corniche.
 Simon Khoury pretende para essa 2ª edição do evento, incluir ainda, uma equipe de esqui aquático com 25 jovens, treinados por ele, para a realização de performances no mar, com elementos básicos, como a pirâmide humana, balé aquático, e outros.

 Para a prática dos esportes aquáticos, Khoury disponibilizará instrutores profissionais para cada modalidade, e a preços reduzidos, para atrair o maior número possível de interessados em participar e competir, e não apenas assistir, porque segundo ela, o país possui um grande potencial turístico e econômico, em torno dos desportos aquáticos, além de grande variedade de pontos de mergulho, ricos em relíquias históricas e animais selvagens.

Tiro, por exemplo, abriga uma cidade fenícia debaixo d'água, e em outras partes do país, há destroços submersos de navios, corais, e cavernas a serem exploradas. O festival oferecerá uma rara oportunidade de explorar as ruínas fenícias subaquáticas de Tiro, e já conta com a participação de vários estrangeiros, alguns vindos da Argentina, apenas para participar do concurso de fotografia subaquática internacional, que será realizado nessa antiga cidade submersa.

 Um dos objetivos fundamentais do festival, em parceria com ONGs, como a Roxo Reef, consiste na conscientização para a limpeza e conservação do litoral do Líbano, que tem sido desprezada por ambientalistas há décadas. A ONG vem realiando uma pesquisa em toda à costa libanesa, em relação a sua fauna e flora, e sobre quais toxinas as vem prejudicando. Ela também realiza projetos educacionais e visa à preservação da pesca, adicionando esportes aquáticos, como forma de complementação de suas rendas.

Para maiores informações, acesse: www.lebanonwaterfestival.com



PROGRAMAÇÃO DO EVENTO




Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário