A Lua é Nosso Relógio

Assim como a Terra se movimenta 
regularmente em torno do Sol, 
também a lua tem um movimento 
regular em torno da Terra. 

Através dessa regularidade, é possível calcular as horas conforme as quatro fases da lua, que são: nova, crescente, cheia e minguante.

Cada uma fica no céu durante sete dias com exceção da lua nova, a primeira do ciclo, que por acompanhar a órbita do Sol, não é vista à noite. 

A crescente aparece no topo do céu às 18 horas e se põe à meia noite. Isso durante sete dias. 

No oitavo, aparece a lua cheia, que já cresceu bastante, e parece com uma abóbora, que nasce no horizonte, a Leste, às 18 horas, atingindo o topo do céu à meia-noite, se pondo às 6 horas da manhã, a Oeste. 

Depois de mais sete dias, a lua começa a "esvaziar", e entra na sua última fase, a minguante, nascendo no horizonte, a Leste, à meia noite, e passando pelo topo, às 6 horas da manhã.

Daí para diante, o Sol já vem nascendo, e não será mais possível observá-la, porque ela entrará novamente na fase nova, quando então recomeçará o ciclo. Se você ficar acordado durante a noite, já saberá ver as horas pelas fases da lua, bastando decorar a tabelinha abaixo:

LUA NOVA    
18h00min h.
24h00min h.
06h00min h.

QUARTO MINGUANTE    
24h00min h.
06h00min h. 
12h00min h.

QUARTO CRESCENTE    
12h00min h.    
18h00min h.
24h00min h.


Betty Ziade
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário