Abará Baiano


Ingredientes:
500 g de feijão fradinho
6 folhas médias de bananeira cortadas em pedaços de 10 x 20 cm
2 cebolas grandes cortadas em pedaços
250 g de camarão seco defumado, sem casca
1 colher de chá de gengibre ralado
1/4 de xícara de azeite de dendê

Para o molho:
1 xícara de camarão seco defumado, sem cabeça e sem rabo
1 cebola grande picada
3 colheres de sopa de azeite de dendê. 

Modo de Preparo:
Passe o feijão-fradinho pelo processador, ou liquidificador, até ficar bem quebrado. Coloque de molho na água de um dia para o outro. Retire as cascas que subirem à superfície. Lave em água corrente, escorra,
e reserve. Cozinhe a folha de bananeira no vapor por 4 minutos, ou até começar a murchar. Bata o feijão, a cebola, o camarão e o gengibre no processador, até ficar uma massa homogênea. Acrescente o azeite de dendê, e misture bem. Enxugue bem as folhas, e em cada uma, coloque uma colher da mistura preparada. Numa das pontas, sobreponha um lado da folha sobre o outro, dobre as laterais para o centro, como uma flecha, e dobre para baixo. Repita a operação com a outra extremidade. Cozinhe os abarás no vapor por 30 minutos, ou até aumentar de tamanho. 

Recheio: 
Passe o camarão no processador. Frite a cebola no azeite de dendê até murchar, acrescente o camarão e refogue-o por 10 minutos, em fogo baixo. Se secar, coloque um pouco de água. Sirva o abará quente ou frio, na própria folha de bananeira. Cada pessoa cortará o abará ao meio, e colocará um pouco do recheio. 

Obs.: A folha de bananeira pode ser substituída por papel alumínio.


Fátima Jabur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário