Acidente com fogos de artifício em Beirute

 
Foto: Grace Kassab

Um acidente com fogos de artifício na Praça dos Mártires, em Beirute, durante a comemoração do 68º aniversário do Dia nacional do Exército, na última quinta-feira (1), deixou 5 pessoas feridas. Centenas de pessoas estavam reunidas na Praça dos Mártires, celebrando o evento, e de acordo com o esquadrão antibombas, que imediatamente dirigiu-se também para o local, suspeita-se que uma das caixas de fogos de artifícios, possa ter sido incendiada, acidentalmente, causando a explosão e incêndio.

Testemunhas disseram que os fogos começaram a ser lançados, e num determinado momento, três deles subiram, mas um caiu, e de repente tudo explodiu. A explosão pôde ser ouvida em todo o downtown, e alguns bairros do subúrbio de Beirute, e causou tremor em alguns edifícios. Diversas pessoas começaram a remover os veículos estacionados próximos ao incêndio, porém quatro veículos pegaram fogo num estacionamento.

Os cinco feridos no acidente, todos civis, são: Omar Jamal Bsat, Ahmad Salaheddine, Ibrahim Mohamad Farhat, Bashir Hussein Zaarour e Niyazi Mohammad. Dentre os 5, Farhat é o que está em estado mais grave; ele, Bsat, e Salaheddine foram levados para o Medical Center da AUB.  Zaarour e Mohammad foram conduzidos ao Hospital Geitawi.

Não se sabe ainda, se eles estavam envolvidos no acidente, ou não, os organizadores do evento, e o exército disseram que os fogos de artifício, foram iniciativas isoladas de particulares. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisaram de 4 caminhões para conseguir apagar o incêndio nas ruínas próximo ao Edifício An-Nahar, e o incêndio só pôde ser controlado após uma hora de árduo trabalho.  

Recentemente, as Forças de Segurança, num comunicado publicado nas mídias libanesas, solicitaram à população, que evitasse usar fogos de artifício como ferramenta de comemoração, em virtude do alto índice de acidentes que sempre ocorrem. Pessoas não especializadas vêm manipulando os fogos de artifício, sem qualquer medida de segurança, e com crianças próximas ao local de lançamentos, causando assim, graves acidentes, muitos deles fatais. Os fogos de artifício vêm sendo motivos de muitas discussões, e distúrbios entre vizinhos, além de assustar crianças, idosos e causar acidentes.




Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário