Comandante turco condenado à prisão perpétua

Foto: Adem Altan/AFP

Liker Basbug, o General aposentado do exército turco, foi condenado à prisão perpétua, por conspiração, no julgamento de uma rede de 275 pessoas, acusadas de planejarem um golpe de estado contra o governo do Primeiro-Ministro islamita, Recep Tayyip Erdogan, enquanto ele ainda era Comandante do exército turco.

Outros três opositores também foram condenados, e suas penas variam de 12 a 35 anos de prisão, e 21 pessoas foram absolvidas, e tiveram suas liberdades decretadas. O tribunal de Silivri, próximo a Istambul, começou a anunciar as penas dos 275 acusados, da chamada Rede Ergenekon, que inclui vários generais, jornalistas, empresários e integrantes da máfia. 

A oposição laica acusa o processo de uma "caça as bruxas", com o objetivo de calar as críticas ao governo do Primeiro-Ministro, pertencente ao Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP). 

 Dentre as 275 pessoas processadas, e outras 66 detidas, está o General Basbug, Ex-Comandante do Estado-Maior, que dirigiu o exército turco entre 2008 e 2010. Basbug denunciou domingo no Twitter, a proibição de seus familiares, de comparecerem ao julgamento.

A acusação pede duras penas aos supostos golpistas, incluindo a prisão perpétua para 64 acusados, por "tentativa de derrubar a ordem pela força". O caso começou em junho de 2007, durante uma operação antiterrorista, num bairro humilde de Istambul, durante a primeira etapa de uma longa investigação, que levou à redação de 23 atas de acusação sucessivas reunidas, em um mesmo processo. 

Quase 200 manifestantes se reuniram na última segunda-feira (5) perto do Tribunal de Silivri, a 50 km a oeste de Istambul, para o início do julgamento da Rede Ergenekon, acusada de tentar promover um golpe de estado militar, contra o governo islamita-conservador do partido AKP, onde 4 pessoas foram detidas durante a manifestação. 


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário