Egito Retoma Julgamento de Hosni Mubarak

Foto: Foto: Khaled Desouki/AFP

O tribunal do Cairo retomou o julgamento do Ex-Presidente egípcio, Hosni Mubarak, no último sábado (14), acusado de cumplicidade no assassinato de manifestantes, que protestavam na rebelião popular que o depôs, em 2011.
Mubarak de 85 anos,  que encontra-se em prisão domiciliar, compareceu na 7ª audiência de apelação sentado em uma cadeira de rodas, atrás de uma espécie de jaula reservada aos acusados. Ele foi condenado em Junho de 2012 em primeira instância à prisão perpétua por cumplicidade na morte dos manifestantes, porém, seus advogados apelaram a Tribuna de cassação, que ordenou novo julgamento. 

No ultimo mês, os julgamentos dos três principais líderes da Irmandade Muçulmana foram adiados, inclusive o julgamento de Mohamed Badie, Guia Supremo da Confraria, por ter incitado o assassinato dos manifestantes, além do julgamento do Ex-Presidente do Egito, Hosni Mubarak, acusado de cumplicidade.

Khairat al-Chater e Rachad Bayoumi, Assessores de Badie, tiveram seus julgamentos adiados para 29 de Outubro, esperando-se que desta vez, eles compareçam à audiência, visto que eles estiveram ausentes na última audiência por medo de que seu comboio fosse atacado por simpatizantes ou opositores da Confraria.

 Os três líderes da Irmandade, grupo político do qual o Presidente deposto, Mohamed Mursi faz parte,e outros três membros, podem ser condenados à pena de morte, por "incitação ao assassinato" e também, pelo "homicídio" dos oito manifestantes que estavam em frente à sede da confraria, no Cairo, em 30 de junho, quando milhões de pessoas forma às ruas pedindo a renúncia de Mursi.

No dia 3 de julho, a manifestação convocada pelo exército culminou com a queda do Primeiro Chefe de Estado, que havia sido eleito pelo regime democrático egípcio.  
"As acusações são infundadas, é um julgamento político", disse à AFP o advogado de um dos líderes islamitas antes da audiência.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute                                                          
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário