Línguas originadas do Latim

De acordo com o compêndio Ethnologue, atualmente existem 6 912 idiomas falados no mundo, sendo oito deles, vindos do latim: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno. 

O dalmático, falado antigamente na costa da Dalmácia, na Croácia, também tinha origem latina, mas já foi extinto, inclusive, o próprio latim não é mais falado, sendo usado apenas em documentos oficiais do Vaticano. 

Além dos idiomas falados, o Ethnologue considera três linguagens artificiais (esperanto, europanto e interlíngua) e 121 línguas de sinais.

O latim começou a sofrer modificações, no final do século III A.C, numa província romana da península ibérica, em virtude das invasões bárbaras e árabes, ocorridas entre os séculos V e VIII. No século XII surgiu o dialeto galego-português e quatro séculos depois, os dois dialetos formavam duas línguas distintas.

As línguas românicas surgiram do latim vulgar, que era falado no dia a dia, e que visava práticas imediatas, ganhando inclusive novos sotaques, como o português. Nas regiões conquistadas pelo império romano, o latim falado era completamente contrário ao latim clássico, de Cícero e Virgílio, por exemplo.

 O berço do latim encontrava-se no Lácio, uma região itálica as margens do Rio Tibre, e era a língua dos pastores e agricultores em meados de 600 A.C. Com a expansão romana, o latim se expandiu, e absorveu outros idiomas, como o umbro e o osco.

 As migrações exerceram mudanças na árvore indo-europeia, cujos idiomas já eram falados há mais de 5 mil anos entre a Índia e a Europa. Isso resultou no surgimento do germânico, do itálico e de outros nove subgrupos.

Embora não haja documentos comprobatórios de sua real origem, acredita-se que o itálico tenha nascido em Claro, na Itália, no ano 1000 A.C., e os 449 idiomas atuais, derivados dessa família indo-europeia, possuem características muito comuns entre si, como suas raízes, suas palavras, e até mesmo suas regras gramaticais.


Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário