Mudando de País Um passo de cada vez

Como morador estrangeiro em outro país, eu passei por várias situações novas, quando cheguei à Inglaterra. 

O fato de eu não entender o sotaque britânico, e me deparar com uma nova cultura, completamente diferente, daquela na qual eu vivia, ter que dividir casa com várias pessoas, de outros países, com outros hábitos de higiene, alimentação, e atitudes no dia a dia, me fizeram ser uma pessoa melhor. 

A gente só se da conta do quanto não sabe da vida, quando passa a viver num lugar diferente, e conviver com outras pessoas, tão diferentes da gente. Eu sempre imaginei que, se tivesse pesquisado um lugar para morar, formas de conseguir emprego, e como comprar o ticket de transporte, enfim, resolver essas pequenas coisas rotineiras, antes de sair do Brasil, a vida teria sido um pouco mais fácil. 

Em 2012, resolvi escrever um livro contando minhas experiências, e histórias de quem mora no exterior, e o dividi em cinco passos, pelo qual todas as pessoas passam; desde o momento de tomar a decisão, até quando a paciência, ou o visto, acabam, e é hora de voltar para o país de origem, ou esticar a história, e ficar onde já está. 

Esta decisão é a mais difícil, pois é ali que você corta novamente o cordão umbilical, e se prepara para um recomeço. É nessa situação, que você deixa de ser "estrangeiro", para se sentir de vez, como um local. No meu livro, eu conto historias de outros expatriados, de moradores, viajantes, de pessoas que tentaram o novo, e de outras que se acomodaram com o novo. Historias reais de quem chorou com a mudança, e chorou por ter que ir embora. De quem, depois de chegar à Inglaterra, mudou para a França porque queria aprender  mais, conhecer mais, tentar uma coisa diferente. Os preparativos são, somente, o primeiro passo para quem quer mudar. E o emocional está o tempo todo, oscilando, num misto de alegria e ansiedade.

A parte que mais me marcou, foi quando decidi me tornar dono do meu próprio negócio. Ali eu soube que meu futuro seria em Londres, que eu precisaria me dedicar para que meu sonho se tornasse realidade, e que a partir daquele momento, eu estaria fazendo a transição de um simples estrangeiro, para alguém que se tornaria parte do país. Eu teria um negócio, empregaria pessoas, e faria parte de um grupo local, trabalharia com muitos estrangeiros, contrataria pessoas com o mesmo sonho, de morar e ter uma carreira no exterior. 

No meu livro, lançado na última semana, em Londres, "Mudando de País, um passo de cada vez", eu me coloquei do lado de quem ainda está saindo do seu país. Em cinco passos, desde o planejamento com check list, para que não falte nada na sua mala, passando pelo choque cultural, adaptação, e até o choque cultural reverso, para aqueles que mudaram, e voltaram para o país de origem, e não conseguiram se adaptar. Conto minha experiência, e apresento de forma concisa, o passo a passo, para que a sua mudança seja da forma mais tranquila possível. 

Eu gostaria de ter lido um livro, que me mostrasse experiências, de quem já viveu essa história; comprei guias de turismo, e cheguei à Inglaterra como alguém que estava vindo a passeio, mas ser um morador é algo completamente diferente. Eu faria tudo de novo, mil vezes. Mas com certeza, se eu estivesse recomeçando uma historia em outro país, eu buscaria outros tipos de experiências, e é por isso, que escrevi este livro, pensando nessas pessoas. Você vai ser turista, mas antes você precisa chegar e saber como se virar, e fazer de tudo, para que sua estadia seja a melhor possível, independente do tempo que você decidir ficar. 

E se você tem o sonho de morar em Londres, pode se inscrever agora no site www.roominthemoon.com, e faça um vídeo de 4 minutos, contando porque uma pessoa deveria morar no seu país. 
Seja criativo, use imagens legais, e os locais que você indicaria para qualquer pessoa que sonhe em morar onde você vive, ou mesmo na cidade onde você nasceu. 

Se o seu vídeo tiver o maior número de votos no site, você ganhará as passagens para Londres, com acomodação, quatro semanas de curso de inglês, e ainda £ 500 libras, o equivalente a (U$S770) para passar um mês na terra da rainha. E para que você chegue a Londres, sem ter esquecido nada em casa, e com as emoções a flor da pele, mas sabendo como lidar com isso, leia o "Mudando de País, um passo de cada vez", que você pode adquirir pelo site: www.amazon.com

Boa sorte e boa leitura! 

Fotos do lançamento do meu livro em português 
(já temos as versões inglês e chinês), no Foro Internacional de Londres, na última semana.


Rafael dos Santos
Autor do livro: “Moving Abroad, one step at a time”.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário