Rapaz é morto, clã promete vingança

Foto- Gazeta de Beirute

Um homem foi morto e oito pessoas ficaram feridas durante um confronto quarta-feira (7) entre membros de duas famílias rivais que frequentemente se confrontam nos subúrbios, ao sul de Beirute.

As duas famílias, e poderosos clãs, Zaiter (uma grande família) e Hajoula (uma família menor),  acabaram se confrontando com armas, o motivo é uma velha rixa, que acabou na morte de um membro da família Hajoula, o ano passado.

Essa semana, a família Hajoula, se vingou, e matou um membro da família Zaiter, um rapaz de apenas 28 anos, chamado Mehdi Nassif Zaiter.

Segundo as tradições desses clãs, agir com as próprias mãos, sem esperar qualquer intervenção das autoridades é o melhor caminho, e por esta razão, acredita-se que a família Zaiter, irá retaliar.

Após o confronto, os membros da família Hajoula que estavam envolvidos na batalha ou não, fugiram com suas famílias, por medo. Momentos depois da morte do rapaz, membros da família Zaiter, apareceram no local, incendiaram casas e lojas, inclusive um posto de gasolina, da família Hajoula, e prometeram vingança. 

Momentos depois do tiroteio, cerca de 100 pessoas da família Zaiter, foram para o Hospital Santa Teresa, e segundo a mídia libanesa, o irmão de Mehdi, teria sido ferido por uma bala, também pela família Hajoula, há algumas semanas atrás, o que o deixou com o braço paralisado.

A diretoria do Hospital, relatou que os homens da clã Zaiter, entraram no Hospital, e estavam armados, mas não os agrediram em nenhum momento.

"A família veio, e alguns deles estavam armados, mas eles não vieram para nos atacar", disse um administrador do Hospital ao Jornal The Daily Star.

Os confrontos entre as famílias tornaram-se mais intensos nas últimas semanas, e diz-se estar ligado a uma disputa pessoal entre os jovens das duas famílias há mais de um ano. Mas o grande problema, é que quando derrama o sangue de um Zaiter, isso significa que disputas frequentes e maiores acontecerão.

Um rapaz da família Zaiter, afirmou ao Gazeta de Beirute, que a família Hajoula e a família Zaiter, tem a mesma origem, são da mesma família, mas apenas de diferentes regiões.

O clã Zaiter é um das vários clãs importantes no Líbano, da região de Baalbek, conhecidos por sua lealdade feroz à família e "olho por olho" é a lei predominante, que está acima das autoridadesleis e da religião, porém há membros da família, que não se envolvem, nos assuntos do clã, ou em suas tradições.

O exército teve que interferir, para que a calma, mesmo que temporária, prevalecesse na região.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário