Região dos lagos – Búzios/RJ


Búzios é uma pequena cidade de 25 mil habitantes, situada na região dos Lagos, divisa com Cabo Frio, e localizada há 173 km do Rio. A península de 8 km de extensão, também conhecida como a "Saint-Tropez brasileira", possui 23 praias com correntes vindas do Equador e do Polo Sul, garantindo assim, águas mornas, e também geladas, em sua costa.

A pequena aldeia, no passado foi povoada por índios, portugueses, piratas franceses e também ponto de tráfico de escravos negreiros. Porém, a passagem da diva francesa, Brigitte Bardot, trazida por seu então namorado marroquino que vivia no Brasil, Bob Zagury, em janeiro de 1964, colocou o vilarejo de pescadores na rota do turismo internacional e do glamour. 

Em 76, Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones, se esbaldou na aldeia, e
desde então, o balneário ganhou destaque no mundo todo, e há décadas, vem sendo um cobiçado e famoso ponto turístico, que conquista por suas belezas naturais, seu charme, estilo de vida e agitada vida noturna, e também por sua arquitetura única, cujas construções, não podem ultrapassar a dois andares.

Búzios é cercada de praias por quase todos os lados, e um dos passeios mais procurados é o de barco, onde é possível conhecer boa parte das praias, e ainda praticar mergulho e surfe. Em Búzios existem diversas atividades no mar, no céu, e em terra; embora a península seja pequena, a gama de lazer é grande. 

O que fazer no mar: 
Vela, Passeio de barco, Mergulho, Kitesurf (modalidade onde a pessoa faz manobras no mar sobre uma prancha de windsurf, e um parapente pequeno), Pesca, Caiaque, Surf, Banana Bolt, Esportes náuticos motorizados e Stand Up Paddle (modalidade onde a pessoa rema no mar, sobre uma prancha de surf).

O que fazer no céu:
Voo livre com parapente e asa-delta

O que fazer em terra: 
Passeios, Caminhadas, visitar igrejas, museus, centros culturais, jogar golfe, malhar, fazer massagens, visitar mirantes, andar de pônei e cavalo, cinema, restaurantes, danceterias, jogar tênis, squash, natação, andar de kart, de buggy, escalada, barricadas, tirolesa, redes, trampolim, cama elástica, rapel, rafting, percorrer trilhas, tomar banho de cachoeiras, e muito mais.

As 23 praias de Búzios, consistem em 23 pedaços do paraíso, cada uma com seu charme e estilo, difícil descrever cada uma delas, mas destacarei algumas:

•Geribá, é a preferida da juventude, atrai surfistas o ano inteiro. 

•As praias, da Tartaruga, João Fernandes e Ferradura, são ótimas para crianças, em virtude de suas águas calmas. 

•A praia do Canto, da Armação e dos ossos, na orla central, é uma típica vila de pescadores, cheias de barquinhos coloridos.  

•As praias, Azeda e Azedinha, são pequenas e cercadas de uma lindíssima vegetação.  Do outro lado da cidade, A praia de Manguinhos e Rasa, onde os bons ventos marcam sua presença diária é o lugar perfeito para quem quer praticar windsurf e kitesurf. 

Além dos táxis tradicionais, encontrados em qualquer cidade do mundo, Búzios conta com uma frota especial, os acqua-táxis, que são pequenas embarcações, que fazem o trajeto entre algumas praias, ao custo de R$ 5 a R$ 10 por pessoa. A maioria parte da praia dos Ossos, para as praias: Azeda, João Fernandes e Tartaruga. Há ainda as rotas Azeda x João Fernandes e Ossos x Centro.

Búzios é um paraíso também no quesito gastronomia, e possui restaurantes franceses, italianos, japoneses, tailandeses... Cada um com seus sabores e delícias típicas, sendo os pescados, os carros-chefes da culinária da cidade. Durante o dia, belisque as delicias dos quiosques e bares espalhados pelas praias. 

À noite, o endereço para o melhor jantar, é a Rua das Pedras e a Orla Bardot, um belo trecho que vai até a praia dos Ossos, o berço do povoado de Búzios. Na hora da sobremesa, aposte nos sorvetes de sabores que vão além do chocolate, creme e morango, experimentando as delícias geladas de cheesecake e goiabada com queijo, por exemplo, e os cremosos sorvetes italianos. Depois da orgia gastronômica, caminhe pelas praias para detonar as calorias em excesso!

Mas diferente de muitas cidades praianas, que após as 22hs não tem nada pra se fazer, Buzios oferece um circuito noturno para todos os gostos. Para dançar, o agito nas boates é garantido até o amanhecer na Rua das Pedras e na Orla Bardot. Quem prefere um ambiente mais tranquilo, com direito a shows de jazz, blues ou MPB, também encontra seu espaço. 

E para os que ainda não têm idade para se esbaldar nas pistas, ou apreciar vinhos, o point é Chez Michou, que há mais de 25 anos, reúne a moçada jovem. Quem procura um momento mais romântico, deve ir para Manguinhos, no Porto da Barra, local perfeito para jantares românticos ou drink com os amigos.

A Rua das Pedras e a Orla Bardot é o local onde todas as pessoas podem definitivamente curtir Buzios em todos os sentidos. Uma rua pra se caminhar, ver coisas bonitas, coloridas e inusitadas, ouvir outros sotaques, e estranhos idiomas, vários estilos de músicas, conversar, namorar, encontrar amigos, conhecer pessoas, comprar artesanatos, comer e beber bem, ou simplesmente sentar a beira mar e contemplar a beleza do lugar e sentir a brisa no rosto.

Búzios tem ateliês de artistas da região, de outros estados e de outros países. E não são poucos os espaços para apreciar pinturas, esculturas, tapeçarias... Os endereços se espalham por variadas praias e bairros, mas boa parte se concentra nos arredores da Rua das Pedras – por ali, um pequeno espaço chamado Galeria das Pedras reúne trabalhos diversos e exposições permanentes. E o melhor: as obras podem ser apreciadas e levadas para casa! A variedade de lojas vai muito alem do que você imagina no quesito comprar em cidade praiana com lojinhas de artigos locais e de praia, você encontra as melhores e mais refinadas e requintadas lojas na cidade.    

Foto: Editoria Búzios On Line 



Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário