Região dos Lagos – Cabo Frio/RJ


A Região dos Lagos, no estado do Rio, é um dos lugares preferidos dos turistas brasileiros e estrangeiros, que encontram em sua grande extensão de praias, um lindo cenário e ótimas opções de lazer. Cabo Frio é uma das 7 cidades mais antigas do Brasil, e a capital da região dos lagos, com mais de 190 mil habitantes, e sendo também, a maior cidade deste pedaço de litoral, que fica a 148km da capital.

Cabo Frio faz divisa com outras cidades da região dos lagos, como: Armação de Búzios, a leste, Arraial do Cabo ao sul, Araruama e São Pedro da Aldeia a oeste, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, a norte.   

Sua praia mais famosa é a Praia do Forte, o pedaço de areia mais urbano, onde se situa o Forte de São Mateus do Cabo Frio, construídos pelos portugueses entre 1616 e 1620, com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses, que vinham em busca da imensa quantidade de pau-brasil que havia na região. Os canhões usados nas batalhas, ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender a cidade de novos ataques. A casa dos soldados serve hoje, como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. 

O forte oferece uma vista completa de toda a extensão da Praia do Forte, até Arraial do Cabo, e também a Ilha do Japonês, do lado oposto, onde se pode frequentemente avistar pescadores em barcos pequenos e coloridos, e também, embarcações maiores que seguem para alto mar. Nesta ilha o turista que gosta de caminhadas irá se esbaldar, pois ela é pouco frequentada, mas possui deliciosos petiscos de siri.

Os vestígios históricos e culturais da cidade podem ser testemunhados através do forte, e também no Convento de Nossa Senhora dos Anjos. Cabo Frio ainda possui lindas e grandes dunas de areia, em virtude da longa sequencia de salinas enfeitadas com as casuarinas em suas margens.

Cabo Frio possui muitos pontos turísticos, e para os que procuram conforto, belezas naturais, belezas históricas, praticar esportes, ou simplesmente almoçar, em um charmoso restaurante, com certeza, se encantará com a cidade. A vocação marinha de Cabo Frio é muito aflorada, e um dos pontos mais fortes da cidade é o mergulho. O mar em Cabo Frio possui generosa transparência, porém, no quesito temperatura, o fenômeno da ressurgência mais frias do fundo virem a tona, tornando o mar , por muitas vezes, bastante gelado.

A Praia do Peró, e a Praia das Conchas, ambas ao norte da cidade, possuem águas extremamente límpidas, e as duas praias são separadas por um canal. Na Praia das Conchas, o principal atrativo é a pesca, enquanto que a Praia do Peró atrai diversos surfistas, mas em toda a sua extensão há quiosques, restaurantes e música ao vivo. 

Ao Sul da Praia do Forte, quase no final, há a Praia das Dunas, cuja maior duna, é intitulada de Dama Branca, e a praia mais apropriada para o surfe; por ser rodeada por dunas, ela proporciona grandes ondas. Porém é preciso muita atenção e cuidado com as formações de correntezas e redemoinhos nessa parte do mar. 

Mais ao sul, encontra-se a Praia do Foguete, a mais bonita de todas, e o lugar ideal para quem busca sossego, apesar de o mar as vezes ser muito agitado e profundo. O maior atrativo dessa costa pouco frequentada, e margeada por várias ilhas, é o mergulho. A Praia do Foguete fica a caminho de Arraial do Cabo, no km 4. Se a ideia for fazer piqueniques em família, vá para a Praia do Sudoeste, uma praia mais próxima do aeroporto da cidade. 

A Praia Brava possui visão para a Ilha dos papagaios, um lugar muito procurado para a prática do nudismo, e também por surfistas. Para alcançar a Ilha dos Papagaios, uma das mais visitadas de Cabo Frio, deve-se ir até a Ponta do Peró e o Morro do Farolete, e caminhar por uma trilha de pedras, numa descida íngreme. 

Outra ilha, parte das diversas outras da cidade, e que certamente oferece o melhor camarão de Cabo Frio, é a Ilha dos Anjos. Cabo Frio ainda oferece outras modalidades esportivas para quem não dispensa esportes radicais, e o turista também encontrará escalada, Off Road, trekking e canoagem.

Outros atrativos turísticos de Cabo Frio são:

Bairro da Passagem: Bairro que surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru, e que ainda mantém características da época de sua fundação, onde surgiram as suas primeiras construções, que constituem as riquezas arquitetônicas e históricas da cidade, além de ponto turístico.
A Igreja de São Benedito, construída em 1701 para os escravos negros, faz parte desse patrimônio, onde a simplicidade é o charme da capelinha.

Monumento do Anjo Caído: Localizado no meio do Canal do Itajuru, o monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta, uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra, sobre uma coluna de 9 m de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX. Atualmente a Prefeitura, juntamente com o governo do Rio está tentando reformar o Monumento.

Charitas - Museu e Casa de Cultura José de Dome: Construído em 1837, a Casa de Caridade é hoje, um espaço com atividades culturais permanentes, que promove oficinas, seminários e cursos durante todo o ano, além de apresentar espetáculos de teatro, música e dança. Aí se encontra também, a exposição permanente, da obra do artista plástico, José de Dome, que viveu longo período em Cabo Frio.   

Casa dos 500 anos: A casa recebeu esse nome em homenagem a comemoração dos 500 anos da colonização do município, hoje é sede de vários eventos de cunho cultural, ligado aos interesses da cidade, e também eventos aleatórios, devido à privatização da mesma. 

Marco da Feitoria: O Morro do Arpoador, na Boca da Barra, é definido como o ponto em que Américo Vespúcio aportou e instalou a primeira Fortaleza – Feitoria portuguesa no Brasil, e é também, o marco de fundação da cidade.




Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário