Talibã ataca consulado americano no Afeganistão

Foto: Hoshang Hashimi / AP

Os insurgentes do Talibã atacaram o Consulado dos EUA em Herat, no oeste do Afeganistão, na última sexta-feira (13), usando um caminhão-bomba carregado de explosivos, no portão principal do edifício, gerando na sequência, uma troca de tiros com as Forças de Segurança. 

 O Talibã assumiu o ataque contra o consulado americano, alegando que o objetivo do ataque, era mostrar aos norte-americanos, que eles não estavam seguros em nenhum lugar no Afeganistão. Os incidentes de violência no país vêm causando uma crescente preocupação em relação à segurança do país, num momento onde o Afeganistão se prepara para a substituição de suas tropas de combater estrangeiras, depois de 12 anos de guerra.   

Um porta-voz da embaixada norte-americana em Cabul, afirmou que todos os funcionários do consulado de Herat estavam seguros, e que o incidente, envolvendo um caminhão-bomba, era complexo, mas que já havia terminado.

O General, Rahmatullah Safi, Chefe da Polícia de Herat, declarou que um policial e um tradutor foram mortos, e que dois funcionários afegãos, que trabalhavam no consulado, ficaram feridos. Entretanto, Abdul Raoof Ahmadi, Porta-Voz do Hospital de Herat, disse que 3 pessoas (2 policiais, e 1 guarda), haviam sido mortas, e que outras 17 pessoas ficaram feridas.

Em 11 de setembro de 2012, o Consulado dos EUA na Líbia foi atacado em Benghazi, matando o Embaixador norte-americano, Christopher Stevens e três funcionários. 



Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário