Vai um abacate?

Você sabia que o abacate apesar de calórico, ajuda no emagrecimento? Suas gorduras são do tipo ômega 9 (monoinsaturada, a mesma do azeite de oliva), com efeito anti-inflamatório e sacietogênico. 

E mais, contém betasistosterol, 
substância que auxilia na diminuição do “cortisol”, hormônio do estresse, que facilita o acúmulo de gordura abdominal? Mas, não exagere! Óleos utilizados para cozinhar como o de soja, canola, milho e girassol devem ser maneirados! 

Faça as contas: 1 lata de óleo, para uma família de 4 pessoas, deve durar 20 a 30 dias! A deficiência de gorduras no organismo, pela falta de ingestão adequada, pode levar a depressão, falta de reflexos, queda no sistema imune, e queda nos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona). Por essas razões, prefira sempre o equilíbrio, não faça dietas restritivas e sem orientação, você até pode obter um bom resultado em curto prazo, mas as consequências podem não valer a pena, pense nisso!

Os abacates são ricos em fotoquímicos, e nutrientes, como ácido oleico, b-sitosterol (fitosterol), vitamina E, glutationa, folato, potássio, magnésio e fibras. Além disso, vários flavonoides já foram isolados das folhas e semente do abacate, como astragalina, luteína, apigenina, luteína, quercetina, catequina e epicatequina, sendo alguns desses, considerados biologicamente ativos. 

Quanto ao teor de glutationa (ajuda na detoxificação do fígado), resultados demonstraram que os abacates contêm 27,7mg por 100g da fruta. O fitosterol presente no abacate pertence a uma classe de substâncias de origem vegetal cuja estrutura é muito similar ao do colesterol. São encontrados na natureza 3 tipos predominantes de fitosterois: beta-sistosterol, stigmasterol, e campesterol. Seu mecanismo de ação envolve a inibição intestinal de absorção do colesterol e diminuição da síntese de colesterol hepático, o efeito é exercido sobre os valores de colesterol plasmático e LDL.  

PATÊ DE ABACATE COM AZEITONAS PRETAS: 

Ingredientes: ½ abacate azeitonas pretas sem caroço picadas 1 fio de azeite 1 colher de sopa de suco de limão Manjericão a gosto 1 pitada de pimenta do reino Não necessita sal caso a azeitona seja conservada na salmoura 
Modo de preparo: Amasse o abacate com auxílio de um garfo. Acrescente as azeitonas picadas, o azeite, o suco de limão, o manjericão picadinho, a pimenta do reino e mexa bem. Deixe refrigerar e sirva. 

CREME DE ABACATE COM GELEIA:
Ingredientes: Abacate Geleia de frutas sem adição de açúcar Obs.: a proporção sugerida é de 2:1, ou seja, 2 colheres de sopa cheia de abacate para 1 rasa de geleia. 
Modo de preparo: Amasse o abacate com auxílio de um garfo. Adicione a geleia e mexa bem. Deixe refrigerar e sirva. 

MOUSSE DE ABACATE, COCO E CACAU:
Ingredientes: 1 abacate bem maduro 5 colheres de sopa de coco ralado desidratado ou 8 colheres de coco ralado fresco Água o suficiente para hidratar o coco desidratado, até nivelar Cacau em pó orgânico sem açúcar (a gosto ou até atingir a coloração desejada) Para adoçar: melado, mel ou açúcar demerara (a gosto – quanto menos, melhor). 
Modo de preparo: Hidrate o coco em água, por 15 minutos. No processador, ou liquidificador, bata o abacate. Acrescente o coco hidratado ou fresco. Aos poucos adicione o cacau até obter o ponto desejado. Adoce a gosto. Leve a geladeira, espere gelar e sirva!  

Ana Paula Karam – Nutricionista Funcional
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário