Artrose


A artrose é uma doença reumática, que degenera os tecidos e a cartilagem presentes nas articulações, provocando dor, deformação articular, e limitação de movimentos. Também chamada de osteoartrose, ela ocorre, principalmente, nas articulações do joelho, coluna, quadril, mãos e dedos; podendo, também, influenciar no aparecimento do bico de papagaio. 

A artrose é degeneração da articulação, e pode ser causada pelo envelhecimento, ou traumatismo, e gera sintomas como dor nas juntas, e dificuldade em realizar movimentos, com a articulação afetada. 
Apesar de poder afetar qualquer articulação, é mais comum o diagnóstico de algumas formas de artrose:

Artrose na coluna: Gera sintomas como, dor nas costas, que dificultam a vida cotidiana;

Artrose no joelho: Gera sintomas como, dor nos joelhos, e pode haver falta de força nas pernas;

Artrose no quadril: Gera sintomas como, dor no quadril, que é percebida principalmente quando o indivíduo caminha;

Artrose no ombro: Gera sintomas como, dor no ombro, que pode afetar também o pescoço.

Seja qual for a artrose que o indivíduo possui, o seu tratamento deve ser orientado por um médico, e por um fisioterapeuta. A artrose pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum após os 50 anos de idade.

Sintomas da Artrose: Dor na articulação afetada; dificuldade em movimentar esta articulação, e deformação aparente da articulação.

Causas da Artrose: Desgaste natural das articulações, devido ao excesso de uso, envelhecimento, ou desgaste, causado pela prática de exercícios intensos, como:
Excesso de peso: Aumenta a dor, principalmente, nas articulações das pernas e da coluna lombar;
Uso repetitivo: Tanto no trabalho, como ao praticar atividade física;
Alterações hormonais: Acontece com maior frequência em mulheres, após a menopausa;
Articulações frouxas: Pessoas muito flexíveis, como as atletas de ginástica rítmica, por exemplo;
Traumatismo: Fraturas, torções, ou pancada direta sobre a articulação.

Diagnóstico: Para o diagnóstico da artrose, devem-se observar os sintomas que o indivíduo apresenta, e o médico poderá solicitar um Raio-X, ou uma ressonância magnética da articulação.

Tratamento: O tratamento para a artrose pode ser feito com anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, exercícios, e em alguns casos, hidroterapia, que vai ajudar a emagrecer, a diminuir a dor e o inchaço, e aumentar a qualidade de vida do paciente. O tratamento deverá ser realizado diariamente, até que se obtenha o resultado esperado.

Prognóstico: A artrose é uma doença degenerativa, crônica, que por isso, não possui um bom prognóstico. Apesar das opções de tratamento, conseguirem tornar a destruição total da articulação mais distante, a tendência é a doença piorar com o tempo. 

Porém, pode-se prorrogar ao máximo, o bom funcionamento da articulação afetada, através de um tratamento adequado, e das formas de prevenção de lesões.

A artrose pode causar o afastamento do trabalho do indivíduo, se as suas funções forem comprometidas pela doença.

Fisioterapia: A fisioterapia para a artrose consiste, no uso de aparelhos, como tens*, fes, ultrassom e laser, por exemplo, para ajudar a diminuir a inflamação, facilitar a cicatrização e controlar a dor. Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser iniciados, assim que a dor diminuir, para poupar a articulação. *(abreviação de Transcutaneous Electric Nerve Stimulation. Ou: Estimulação nervosa elétrica transcutânea).

Pacientes obesos devem ser orientados a emagrecer, e é importante que, todos sejam submetidos à reeducação postural global, para melhorar a postura, e assim diminuir as compensações e dores, geradas pela má postura, relacionada à artrose. Caso o tratamento convencional não seja suficiente, e o paciente permaneça com dor, a colocação de uma prótese articular, deve ser ponderada.

Tratamento Natural: Uma boa opção de tratamento natural, para completar no tratamento médico e fisioterapêutico da artrose, é o óleo de fígado de bacalhau. Este pode ser comprado em cápsulas, e possui propriedades anti-infamatórias, analgésicas, e ajuda a cartilagem danificada, a recuperar-se. Basta tomar 1 cápsula por dia.

Em relação à prevenção da artrose, orienta-se:
Evitar o excesso de peso;
Manter uma boa postura corporal;
Não levar muito peso;
Evitar exercícios repetitivos;
Não realizar qualquer tipo de trabalho que seja necessário usar muita força;
Indivíduos com familiares com artrose, devem ter especial atenção em relação a estas dicas, pelo risco acrescido que possuem, em desenvolver a artrose por hereditariedade.

Mudanças no Estilo de Vida: Os exercícios podem ajudar a manter o movimento geral, e o das articulações. Peça para seu médico, que recomende uma rotina apropriada de exercícios domésticos. Os exercícios aquáticos, como a natação, são especialmente úteis.

Entre outras recomendações sobre estilo de vida estão:
Aplicar frio e calor;
Ter uma dieta balanceada e saudável;
Repousar;
Emagrecer, se estiver acima do peso;
Proteger as articulações;
À medida que a dor da artrose, na bacia (ou no joelho) aumentar, manter as atividades diárias pode se tornar mais difícil, ou doloroso.
Algumas mudanças na casa podem diminuir o estresse nas articulações, e aliviar um pouco a dor.
As pessoas cujo trabalho esteja causando estressem em determinadas articulações, devem encontrar maneiras de reduzir o trauma. Você pode precisar fazer ajustes na área de trabalho, ou alterar as tarefas de trabalho.

Tratamento Alternativo: A acupuntura é um tratamento baseado na medicina chinesa. Seu funcionamento, não está inteiramente claro, mas alguns estudos concluíram que, a acupuntura pode aliviar a dor de pessoas com artrose.


Dra. Léa Mansur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário