Atayif (Katayif)


Ingredientes:
Calda:
½ colher de sopa de água de flor de laranjeira
1½ colher de sopa de suco de limão
500 ml de água
1 kg de açúcar

Massa:
500 ml de leite
1½ colher de sopa de fermento biológico
2 xícaras de farinha de trigo

Pistache moído (para polvilhar)

Recheio de Nozes:
1 colher de sopa de açúcar
500 g de nozes moídas

Recheio de Ashta (opção 1)
3 xícaras de leite integral (não fervido)
3 xícaras de “meio a meio” (metade leite, metade creme de leite)
½ colher de chá de água de rosas
½ colher de chá de água de flor de laranja
½ colher de chá de suco de limão espremido na hora
Uma pitada de açúcar (facultativo)

Recheio de Ashta (opção 2):
½ xícara de açúcar
1 lata de creme de leite
5 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
1 litro de leite

Modo de Preparar:

Calda: Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo brando para engrossar. Quando a calda estiver em ponto de fio, junte o suco de limão, misture e retire do fogo. Deixe esfriar e acrescente a água de flor de laranjeira, ou de rosas. Misture e reserve. 

Massa: Coloque num liquidificador o leite, a farinha de trigo e o fermento biológico. Bata tudo. Deixe fermentar por uma hora. Unte uma frigideira pequena com manteiga, e aqueça sobre fogo médio. Espalhe cerca de duas colheres da massa, formando um disco de mais ou menos 10 cm de diâmetro. Asse as massas somente de um lado. Assim que a superfície superior da panqueca estiver seca, retire e coloque em uma travessa, cobrindo sempre com um pano de prato.

Recheio de Ashta (opção 1):
Em uma panela, coloque o leite, e o “meio-a-meio”, para ferver em fogo médio, mexendo o tempo todo mexendo.  Se você optou por adicionar uma pitada de açúcar (facultativo), você pode adicioná-lo inicialmente no leite. Adicione o suco de limão e veja o leite imediatamente começando a coagular. Adicione a água de rosas, e a água de flor de laranja, e mexa bem. Usando uma espátula, ou uma peneira, comece a recolher o creme de leite a partir da superfície, e coloque-o em uma peneira separada. 

Continue o processo de coleta do leite em uma panela, até que se transforma em uma cor quase transparente. Você talvez precise adicionar mais algumas gotas de suco de limão, para induzir mais coagulação, mas não acrescente muito.  Quando recolheu toda a Ashta, deixe-a esfriar em temperatura ambiente. Servir em temperatura ambiente ou fria.

Recheio de Ashta (opção 2): 
Leve ao fogo o leite com amido de milho (maisena), junte o açúcar, e mexa até que engrosse. Depois de grosso, desligue o fogo, acrescente creme de leite e reserve.

Recheio de nozes: Numa tigela, misture todos os ingredientes e reserve.

Montagem: 
Deixe as panquecas com o lado mais claro para cima, coloque o recheio no centro e feche na forma de meia-lua, apertando bem as bordas com os dedos para não abrir, no caso do recheio de nozes. Já no recheio de Ashta, feche só até a metade, e passe-as montadas, delicadamente, no pistache picado. Sirva com a calda à parte.

Dicas: 

Ashta precisa de refrigeração para não estragar, ela dura em média de 2 a 3 dias na geladeira.
A massa azeda rápido, tente usar ela toda no dia, ela não pode ser congelada.
Entre uma panqueca e outra, sempre limpe a frigideira com um guardanapo umedecido em óleo.
A calda desta receita é usada na maioria dos doces árabes, e também para regar na hora de servir.


Fátima Jabur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário