Brasil oferecerá asilo aos refugiados sírios

Foto: Levant.tv

O Comitê Nacional do Brasil para os Refugiados (CONARE) anunciou na última semana, que o Brasil irá oferecer visto especial, aos refugiados sírios que desejam buscar asilo no Brasil. 
Assim como a Alemanha, que ofereceu 5 mil vagas de reassentamento humanitário em seu país, o programa de asilo aos refugiados no Brasil, terá duração de dois anos, segundo declarou Adrian Edwards, Porta-Voz da ACNUR.

O Programa de reassentamento humanitário em outros países, ainda está em fase inicial, mas já conta, inicialmente com a adesão de 17 países, que ofereceram até 10 mil vagas ao todo em seus territórios, para o próximo ano, porém, os países que aderirem ao programa, poderão ter um pequeno excedente em suas quotas oferecidas, dentro das necessidades que surgirem. 

Os pedidos de asilo no Brasil deverão ser solicitados assim que os refugiados chegarem ao Brasil, após a concessão dos vistos humanitários, que deverão ser emitidos pelas embaixadas brasileiras dos países fronteiriços à Síria. Além da Alemanha, a Áustria também ofereceu vagas de reassentamento humanitário aos refugiados, e outros países também prometeram aderir ao programa, oferecendo mais de 1.650 locais disponíveis em seus territórios, sendo 960 deles, ainda para este ano.

A iniciativa do governo brasileiro, que possui cerca de três milhões de descendentes sírios, é a primeira adotada por um país das Américas, e embora as solicitações de asilo no Brasil, até agora, tenham sido pequenas, a CONARE afirma, que todos os pedidos recebidos foram aceitos.

Outras iniciativas, também já conseguiram levar refugiados sírios para o Brasil. O comerciante sírio, Amer Masarani, que reside há 16 anos no Brasil, criou um movimento em parceria com outros empresários sírios de São Paulo, no intuito de ajudar os sírios. O grupo já conseguiu levar para o Brasil dezenas de imigrantes, sem qualquer auxílio da Embaixada da Síria no Brasil. 

Abaixo uma entrevista de Masarani, contando como começou a iniciativa privada de seu grupo: www.vice.com 

Claudinha Rahme 
Gazeta de Beirute

Fonte: unhcr.org / Vice.com
Foto: Levant.tv
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário