MERGULHADORES LIBANESES UNIDOS NO MUTIRÃO DE LIMPEZA


Anualmente, no mês de setembro, mergulhadores do mundo todo, reservam um dia para limpar o lixo do fundo dos oceanos, que polui as águas e ameaçam a vida selvagem marinha. No Líbano, o "Bubbles Club for Divers", um clube de atividades de mergulho de Jbeil, já vem há dois anos, organizando eventos de limpeza no fundo do mar.

Neste final de semana, ocorre a 3ª edição da eco-aventura onde 25 mergulhadores de todo o país se reunirão no La Rochelle Resort de Amchit, para realizar juntos aos ativistas, uma limpeza no fundo do mar; numa iniciativa global de descontaminar os oceanos dos dejetos humanos.

O Fundador do Clube, George Assaf, afirma que em virtude da falta de cultura da sociedade libanesa de despejar lixo no mar, e não possuir uma consciência ecológica de preservação, existe muito lixo no fundo do mar, muito mais do que em outros países, e que a equipe dá o melhor de si na iniciativa, não apenas para limpar o lixo, mas também objetivando educar a sociedade a ter mais respeito pela natureza.

Toda a costa, em torno do resort está limpa, entretanto no fundo do mar, o lixo se acumula, principalmente latas, pneus, linhas de pesca, plásticos, praticamente todo lixo que leva muito tempo para se decompor e que agride profundamente a natureza, afirma o fundador da Bubbles Club. 

Nas edições passadas, foram coletados 30 grandes sacos de lixo do fundo do mar, e outros 60 sacos, de lixo coletado à beira mar na região do evento, por voluntários terrestres que decidiram ajudar. Assaf diz que a iniciativa também é criticada por muitas pessoas que acham que iniciativa visa mais as consequências do que as causas.

Porém, ele afirma, que a cada edição novos mergulhadores aderem a iniciativa, que ainda conta com novos voluntários terrestres, o que vem aumentando a conscientização ambiental na sociedade, embora ainda existam muitos que acham normal jogar seus detritos no mar. 

Assaf espera que um dia esse evento não tenha mais necessidade de ser realizado, porque toda a sociedade estará consciente do quão errado e criminoso é jogar lixo no mar, e o quanto isso prejudica a vida marinha, e a qualidade da água.

O Bubbles Club for Divers, está em processo de registro de uma nova ONG com o governo, intitulada apenas como "Bubbles", que visa a conscientização ambiental na questão da poluição do mar, e também os esforços para se manter a costa libanesa e o ambiente marinho limpos. E acrescenta que parcerias e adesões, por parte de voluntários estão abertas à quem se interessar.

Após a limpeza do fundo do mar, os mergulhadores realizarão um churrasco aberto à população. 

Para maiores informações, acesse:https://www.facebook.com/BubblesLeb

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário