MORADORES SE OPÕEM À INSTALAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUAS


A iniciativa de construir uma estação de tratamento de águas residuais em Kfar Helda, distrito de Batroun, há 90 km de Beirute, vem causando muita discussão entre os moradores locais, que não apoiam a instalação, e o Ministério das Energias, que insiste na instalação da estação no local planejado.

Esta semana, os moradores da cidade, realizaram um protesto de dois dias (terça e quarta-feira) na aldeia, para expressar sua oposição à instalação da referida estação, alegando que suas residências, alguns restaurantes, e duas cachoeiras localizam-se próximas à área planejada para a sua implantação. 

Com o apoio dos prefeitos das aldeias da região, inclusive o prefeito de Kfar Helda, os moradores exigem que a estação seja construída há 1,5 km de distância, da atual área escolhida pelo Ministério das Energias.

O Parlamentar Butros Harb criticou o Ministério das Energias por não atender o pleito dos moradores locais, ou estabelecer o diálogo com eles, e insistir na implantação do projeto na área escolhida, sem o apoio local; e também por deslocar um contingente de 100 homens das Forças de Segurança Interna para reprimi-los durante o protesto, colocando-os em risco de qualquer incidente de segurança.

Harb afirmou que o incidente ocorrido em Mar Antonius Qozhaya, onde a estação de tratamento sofreu uma falha técnica e não foi prontamente consertada, causou grande estrago na vegetação da região, em virtude da poluição, e esse é um dos temores dos moradores da Kfar Helda, de que a área se transforme num enorme depósito de lixo, e que o Ministério das Energias vem ignorando. 

O parlamentar declarou ainda que, inicialmente, ele havia apoiado o projeto, mas diante do pleito apresentado pelos prefeitos das aldeias da região, à pedido dos moradores, ele decidiu apoiá-los, ao constatar que o Ministério das Energias não estava considerando as preocupações ambientais, levantadas pelos moradores de Kfar Helda.

Harb concluiu suas críticas, afirmando que alguns ministros estavam deixando de ser uma autoridade dedicada à servir as pessoas, e se transformando em uma autoridade que não levava em consideração as opiniões delas, além de também, não reconhecer seus próprios erros.

A Porta-Voz do Ministério das Energias, Randa Nimr, no entanto, declarou que o protesto dos moradores da cidade possui motivação política, e que especialistas já realizaram um estudo sobre o impacto ambiental que a estação de tratamento poderia causar, e que o projeto havia sido aprovado. 

Nimr acrescentou também, que outras estações, em outras regiões, foram implantadas bem mais próximas de restaurantes e residências, e que até o momento, nenhuma queixa havia sido apresentada ao Ministério das Energias, por conta disso.

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário