Nadim Karam


Com uma abordagem multi-disciplinar o arquiteto Nadim Karam  incorpora pintura, desenho, escultura e escrita. Fundindo diversas influências culturais, as obras de Karam transcendem as fronteiras sociais, políticas e nacionais, formando uma única linguagem pictórica, repleta de símbolos recorrentes, e com seus próprios personagens originais e narrativas. Eles formam uma espécie de alfabeto, de que é, às vezes em curso, às vezes absurdo, a exploração do poder criativo dos sonhos.

Reconhecido pela sua arte pública, e trabalho na regeneração urbana, Karam mais recentemente foi elogiado por seu projeto arquitetônico “The Cloud”, que fez manchetes internacionais por suas idéias revolucionárias, sobre como reconfigurar o espaço público em meio a paisagem urbana cada vez maior de Dubai. Projetos e instalações de Karam, são intervenções, que visam animar cidades tão diversas como Melbourne, Praga, Dubai, Beirute, Londres e Nara, no Japão. 

Estas intervenções, muitas vezes tomam a forma de esculturas de aço em larga escala, descrito como "brinquedos urbanos”, pelo artista. Para Karam, não somos só nós, como seres humanos, que precisamos de sonho, mas nossas cidades também - seus brinquedos urbanos são atos de capricho, e uma rebelião contra a natureza sem alma de tantos espaços modernos, trazendo à vida, os ambientes ao seu redor. Karam diz: "Cada brinquedo urbano tem uma mensagem. Uma mensagem aberta, pronta para ser habitada por outras histórias que se misturam ".

Nascido em 1957 no Senegal, Nadim Karam agora vive e trabalha em Beirute. Em 1996, ele estabeleceu o Atelier Hapsitus, um grupo satélite de jovens arquitetos e designers libaneses, que busca criar um vocabulário urbano original, embora produza instalação de arte em larga escala, e obras arquitetônicas para várias cidades do mundo.

 A obra de Karam já apareceu em inúmeras exposições individuais, e coletivas, em todo o mundo, bem como bienais, incluindo Veneza, Liverpool, e Gwanzu. Sua série escultural, armários e roupeiros, está atualmente em exibição, no Institut du Monde Arabe, em Paris. Publicações anteriores incluem, “The Cloud”, “O deserto e a brisa da Arábia” (2007); “Brinquedos Urbanos”, (2006) e “Voyage” (2000). A próxima monografia será publicado pela Skira em 2013.


Jeane Satie Abou Nimry
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário