O mundo segundo Mujica

Foto: onu.org

Ocasionalmente, no panorama político-econômico mundial, uma voz dissonante ecoa, senão oposto, mas esclarecedora, e apresenta uma proposta alternativa. 

Assim foi o discurso do Presidente do Uruguai, José Mujica, na Assembleia Geral da ONU.

Em meio ao pensamento da maioria dos dirigentes da América do Sul, que mais ou menos, demonstram sua ojeriza ao consenso liberal, por ainda estarem agarrados ao tempo da Guerra Fria... Eis que José Mujica levanta sem receios a bandeira do liberalismo!

José Mujica desenhou um mundo melhor, sem capitalismo selvagem, e sem a cobiça ao poder, pela ideologia de esquerda, camuflada de social democrata, durante o embate entre comunismo e capitalismo. 

De acordo com Mujica, “(...) Se aspirássemos a consumir como um americano médio seriam necessários três planetas, para podermos viver”. 

A receita de Mujica: “(...) Mobilizar as grandes economias não para criar descartáveis com obsolescência calculada, mas bens úteis, sem frivolidades para ajudar a levantar os pobres do mundo”.


Silvia Tohmé
Gazeta de Beirute

Fonte: Coluna de Mac Margolis – Jornal O Estado de São Paulo 
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário