Porto Alegre/RS


Fundada em 1772, por portugueses açorianos, Porto Alegre é a multicultural capital do estado do Rio Grande do Sul. Localizada há 120 km da Serra Gaúcha, a cidade é conhecida também como região dos Pampas, em virtude de sua característica flora e fauna, formada por extensas planícies, que dominam toda a paisagem Sul do país, e ainda se estende até parte da Argentina e do  Uruguai, e 30% de seu território é de regiões rurais preservadas e produtivas.

Porto Alegre acolheu ao longo dos séculos XIX e XX, imigrantes de todo mundo, especialmente alemães, africanos, poloneses, italianos, espanhóis, libaneses, e é a terra de personalidades de grande importância, que marcaram a história do Brasil. Sua rica historia foi construída sob muitas batalhas, sendo a mais notória de todas elas, a Guerra dos Farrapos, pela independência do império português, que acabou originando o mito do gaúcho. 

A metrópole gaúcha, de 1,5 milhão de habitantes, além de ser a porta de entrada para o turismo em todo o estado do sul, através de seu principal e internacional aeroporto, é também o centro geográfico do MERCOSUL, embora ainda conserve os ares e tradições de uma cidade pequena. 

Totalmente ligada por fibra ótica, a cidade possui, a maior rede de Wi-fi Zones do Brasil, permitindo conexão sem fio gratuita, em qualquer lugar; desde prédios e parques público, até bares, restaurantes e hotéis. 

Porto Alegre possui também, uma grande conscientização eco-ambiental, com cerca de 1,3 milhões de arvores plantadas em suas vias públicas, além das demais dispostas em seus parques e áreas de preservação, conferindo à cidade, um índice de área verde por habitante, acima dos padrões recomendados pela OMS, além de ter uma das melhores qualidades de vida do país. 

Com um ar e clima europeu, é difícil não se encantar por Porto Alegre, não apreciar um chimarrão, o sotaque cantado dos gaúchos, e não se entregar aos sabores do verdadeiro, original, e tradicional churrasco gaúcho. 

Existem dezenas de atrativos em Porto Alegre, pra todos os tipos e gostos, a cidade é repleta de parques, praças e monumentos, 50 museus, 13 centros culturais, mais de 30 teatros e também auditórios, mais de 60 cinemas, e mais de 10 shoppings.

E além de tudo isso, a capital gaúcha ainda sedia durante todo o ano, centenas de eventos culturais, shows de musica de todos os tipos, desde as musicas tradicionais gaúchas, como musica popular brasileira, festivais nacionais, internacionais... Definitivamente, Porto Alegre tem muitas coisas boas a oferecer, até turismo rural! São tantas as opções, que só de mencionar já dá pra ficar sem saber por onde começar. 

Porto Alegre tem diversos parques, praças, e monumentos interessantes, com opções de lazer esportivo, churrasqueiras, feiras de artesanato e antiguidades, lagos, árvores nativas exóticas, centenas de espécies de flora, fauna, aves, peixes, animais, feira de livros, centro de tradições gauchas. 

No Jardim Botânico, por exemplo, encontra-se até mesmo o Museu de Ciências Naturais, que é um verdadeiro complexo de preservação, pesquisa, educação, lazer e recreação, e que conta com um acervo natural de mais de 100 espécies. Destaque para o Parque Farroupilha, o Parque Moinho de Vento, e o Parque Estadual do Delta do Jacuí, 

O centro histórico de Porto Alegre, conta com muitos museus, e centros culturais, que merecem uma atenção maior; visite a Rua da Praia, a rua mais antiga da cidade, e também, os pontos turísticos, culturais, cívicos, políticos e religiosos da cidade, vale à pena. 

Não deixe de visitar num fim de tarde, o calçadão de Ipanema, na Orla do Lago Guaíba, para contemplar o pôr do sol e ficar extasiado com o cenário natural e colorido de uma beleza indescritível. 

Outro lugar muito interessante para visitar é o Centro Cultural Usina do Gasômetro, um edifício dos anos 30 que funcionava como geradora de energia à base de carvão mineral e que hoje sedia eventos culturais. 

O belo edifício do Santander Cultural, bem como o do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, e o Theatro São Pedro, também merece uma atenção especial. Visite também o Mercado Público Central, a Casa de Cultura Mario Quintana, a Praça da Matriz, e a Catedral Metropolitana de Porto Alegre.





Claudinha Rahme
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário