Vai um chá?


O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, flores e raízes. 
Mas não se sabe ao certo, qual civilização começou a fazer o chá, mas tudo indica que os primeiros foram os chineses, a milhares de anos, antes de Jesus.

No entanto, nada pode ser provado, talvez, já havia um consumo de chá em diversas regiões do mundo.

Segundo os contos, o Imperador Sheng Nong,  tentando solucionar a constante incidência de surtos epidêmicos em seu reino, criou uma lei que obrigava o povo a ferver a água antes de ingeri-la.

Um dia, repousando sob uma árvore, o Imperador deixou sua xícara de água esfriando um pouco, e logo percebeu que algumas folhas haviam caído sobre o líquido, ao experimentar a bebida, descobriu que ela possuía um sabor aprazível, difundindo assim o cultivo do chá.

O mais curioso, é que a palavra chá na China, era chamada de chá em uma parte do país, e de “te” em outra, e por essa razão esta duplicidade fez com que o nome do chá variasse. Em alguns países é falado chá, enquanto em outros se usa o derivado do “te”.

Línguas que usam derivados da palavra Te: 

Alemão, inglês, francês, dinamarquês, hebraico, húngaro, finlandês, indonésio, italiano, islandês, letão, tamil, sinhala, francês,holandês, espanhol, armênio e latim científico.

Línguas que usam derivados da palavra Cha:

 Hindi, japonês, português, persa, albanês, checo, russo, turco, tibetano, árabe, vietnamita, coreano, tailandês, grego, romeno,swahili, croata.

Na Europa, o hábito de fazer chá, se deu gradualmente, a princípio por intermédio da Ásia Central, Rússia, Pérsia (atual Irã), que também levou o hábito para a região árabe. 

Posteriormente os portugueses, disseminaram o uso do chá por toda a Europa, a partir do fim do século XV. Pioneiramente, um sacerdote jesuíta procedente de Portugal publicou o primeiro livro ocidental sobre o chá. 

Nos países árabes, e no Irã, o chá é feito praticamente após cada refeição, seria como o café no Brasil. 

A história do chá é tão rica, e a descoberta sensacional, pois cada erva, planta, flores ou raízes, é estudada, e analisada, para a preparação do chá, que tem influência em nossa saúde física e mental.


Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute

Fonte-http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-cha/
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário