Chapada Diamantina - Gazeta de Beirute
O PORTAL SEMANAL DE NOTÍCIAS DO LÍBANO PARA A COMUNIDADE BRASILEIRA NOTICIAS DO LIBANO, NOTÍCIAS DO LIBANO EM PORTUGUES- Brasileiros no Libano

smileÚltimas notícias :Exército da Síria retoma estrada para retirada de armas químicas  veja mais...smileInternet e ligações telefônicas são cortadas na Síria  veja mais...smileAlto comandante do Hezbollah morre em combate na Síria  veja mais...smile

Chapada Diamantina


No coração da Bahia, está localizada a Chapada Diamantina, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.
Essas correntes de águas  deslizam pelo relevo e despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais. É possível nadar em águas escuras e em águas ultra transparentes. Porém, todas são limpas.  
Há diversos atrativos para os turistas, entre os mais visitados estão:

Cachoeira da Fumaça


Impressiona os visitantes pelos seus cerca de 360 metros de altura, sendo uma das maiores quedas d’água do país.

Cachoeira do Buracão
Com 85m de altura, é considerada uma das mais belas da região. O diferencial está no seu cânion emoldurado por pedras folhadas e na trilha realizada à margem do rio.


Morro do Pai Inácio
Com 1.120m de altitude, é o ícone da região, de onde se tem uma vista deslumbrante. Seu monitoramento é realizado pelo GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras). 

Gruta da Torrinha
Uma das cavernas do Brasil com maior diversidade de espeleotemas, que são formações rochosas típicas de interior de caverna, como as estalactites e as estalagmites. O seu diferencial está na agulha de gipsita, com 65 cm, uma das maiores do mundo, e na flor de aragonita, uma bola de cristal rodeada de agulhas.

Gruta da Lapa Doce
Uma caverna ampla que possui grande quantidade de formações como estalactites e estalagmites. Imperdível é fazer a sua travessia, de 850 metros.

Pratinha
Rio e gruta com águas incrivelmente cristalinas onde é possível fazer diversas atividades como flutuação, tirolesa, pedalinho e caiaque.

Poço Azul
É uma gruta com águas cristalinas, em que o azul vivo da água é resultado da luz do sol. É permitido nadar e realizar flutuação.

Poço Encantado
As águas são tão cristalinas que não é possível perceber onde o meio aquático começa. Possui cerca de 60 metros de profundidade e não é permitido nadar. A melhor época para visitar o poço são os meses de abril a setembro, devido ao reflexo da luz solar.

Marimbus
Considerado o pantanal do semiárido baiano, suas águas calmas criam uma paisagem exuberante, repleta de flores aquáticas. O passeio feito de canoa ou caiaque é um dos mais recomendados para família. 

Ribeirão do Meio
Está situado no leito do Rio Ribeirão, a 3,5 km de Lençóis, portanto, de fácil acesso para quem está na cidade. É um grande poço com um tobogã natural, ideal para nadar. Esse passeio também pode ser combinado com a Cachoeira do Sossego.

Rio Mucugezinho e Poço do Diabo
É possível conhecer os dois atrativos no mesmo passeio. O Rio Mucugezinho forma diversos poços, sendo um dos destaques a cachoeira do Poço do Diabo, de 20 metros, e o seu poço profundo, ideal para nadar e praticar tirolesa ou rapel.


A Chapada Diamantina, é um lugar mágico, onde em toda área verde, há cavernas, picos, cachoeiras gigantes, piscinas naturais, diversos e raros tipos de orquídeas, e muito mais. Não deixe de conhecer, com certeza um dos locais mais encantados do mundo.

Gazeta de Beirute

Referência-http://www.guiachapadadiamantina.com.br/
http://www.localnomad.com/en/blog/chapada-diamantina-in-bahia/
Share on :

0 comments:

Postar um comentário

Foto Da Semana

 
Creative Commons License © Copyright 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all Subscribe via email Gazeta de Beirute