Exposição do Artista Vagner Costa no Rio


As esculturas são executadas em MDF revestidas com lâminas de madeira certificada, nacionais e importadas, e os relevos, dispostos em sobreposição de planos, dando uma noção de 3D. Essas peças, assinadas e numeradas, são objetos únicos, se não por sua forma, pelo uso de madeiras que sempre variam em cada uma delas.

Equilíbrio, leveza, movimento e expressividade, são as principais características, que o artista transmite em sua obra, que vem da constante busca pela beleza, num universo de referências clássicas e resultados contemporâneos. Para execução de cada trabalho, ele pesquisa fotos de artistas consagrados, e que primeiro representaram as paisagens brasileiras, tais como Marc Ferrez, Boris Kossoy, D.Kaiser, S. Holland, Augusto Malta, e outros, assim como pinturas de Rugendas e Debret.

Vagner Costa formou-se em Arquitetura em 1973, pela FAU-UFRJ. Desde a infância, interessava-se por desenho e pintura. Quando adulto, ele passou a se dedicar ao desenho a crayon e pastel, à pintura a óleo sobre tela, à tapeçaria e à xilogravura. Em 2003, ele introduziu a escultura à sua obra. 

Apaixonado pelo Rio de Janeiro, seus trabalhos baseiam-se nas formas da natureza da cidade, representadas pelo relevo de suas montanhas. Com um “quê” da alegria e do humor carioca, Vagner utiliza com absoluta simplicidade e elegância, a silhueta espetacular da cidade, temperando seu trabalho com diferentes tipos e texturas de madeira, e toques de metais. 

Arte fina, altíssimo bom gosto, e padrão, incontestável, de qualidade nos visuais. Assim Vagner lapida nossas pedras maiores, transformando-as em joias. Joias de arte, que certamente encantam a todos os públicos, dos mais simples admiradores do Rio de Janeiro, aos mais exigentes críticos de arte contemporânea. Um artista, adotar o Rio de Janeiro como principal tema de sua arte, é claro que não surpreende. Porém, expressar seus monumentos e montanhas, de uma maneira à transcender a lógica dessas exuberantes formas, emociona... 


Silvia Tohmé
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário