Muitos de nossos leitores são muçulmanos, e outros não, no entanto, entre a comunidade árabe, é muito comum acompanhar de perto, os costumes e a religião. Por isso, hoje vou esclarecer um pouco, sobre o que é o Eid Al-Adha, que ocorre nesse semana, marcando então, o fim da maior peregrinação da humanidade, onde mais de 2 milhões de pessoas oram ao Deus Único em Meca (local onde está a Caaba, o primeiro templo de adoração ao Deus Único construído pelo profeta Abraão a.s).
O Eid Al Adha marca o fim do Hajj, a peregrinação a Meca, e acontece no décimo dia do último mês do calendário islâmico, o Dhul Hijjah.
O Eid Al Adha é celebrado em memória ao Profeta Ibrahim(Abraão) que teria aceito sacrificar seu filho Ismael, segundo uma ordem de Deus. A história é mais ou menos assim:
Ibrahim (Abraão) conversou com Deus em um sonho, e Deus disse para Ibrahim sacrificar aquilo que lhe era mais precioso e amado, e para o homem era seu filho, Ismail. Ibrahim então relatou ao seu filho a vontade de Deus, e este concordou com o sacrifício. Ambos partiram para Mina, cidade perto de Meca (onde Ismail morreria). Pelo caminho, Ibrahim foi tentado pelo Shaytan(Satanás), que lhe disse para desobedecer a Deus.
Mas mesmo assim, ele venceu os sussurros de satanás, e o seu próprio ego, passando por cima de tudo, e do próprio amor a si mesmo e ao filho, mostrando que o amor a Deus, deve ser sempre maior.
Mas Deus apenas o testou, e claro, que com Sua infinita bondade, e sabendo que Abraão, foi praticar o ato, Deus ordenou que no lugar de seu filho, ele poderia sacrificar um carneiro.
Então nesse dia, se comemora a vitória do homem, e a obediência ao Criador. E também esta data, simboliza o fim da Peregrinação, após os muçulmanos de todas as partes do mundo (vestindo as mesmas vestes brancas, sem diferenciação do pobre e rico), terem se dirigido a Meca, e realizado vários rituais, ensinados pelo Profeta Muhammad (s), todos em adoração ao Criador do Universo, o Deus Único, em árabe Allah.
Então, após isso, é realizado o Eid (uma festividade islâmica), a festa do Eid, pode durar até 4 dias, isso em países árabes, em países como o Brasil,a festa dura 1 dia apenas. No primeiro dia, homens, mulheres e crianças vestem as melhores roupas que possuem e realizam a salat (a oração) numa grande congregação.
Todos os muçulmanos que possuem recursos econômicos devem sacrificar um carneiro, ou vaca, e distribuir aos pobres, e os que não podem fazer o abate, mesmo assim, devem fazer caridade. É também muito recomendado visitar os doentes, e parentes.
Agradecemos a Deus, e parabenizamos a todos os muçulmanos.
Chadia Kobeissi
Gazeta de Beirute
Referência-amulhereoislam.wordpress
0 comments:
Postar um comentário