Histórias reais por trás das razões

Quando mudei para outro país, uma das coisas que mais me encantou foi conhecer pessoas de países com culturas tão diferentes da cultura do meu país. Todo dia era um novo aprendizado, uma história diferente, um hábito novo, à que eu não estava acostumado, e eu estranhava muito. Mas o melhor de tudo foi as historias que eu vivi com outras pessoas, e que me veem a memória, até hoje. 

Logo que cheguei, conheci uma menina chamada Nisha, que era de Bangladesh, e que era muito tímida e quase não falava. Alguns meses mais tarde, eu a encontrei novamente, ela havia mudado drasticamente, e parecia mais feliz, mais entusiasmada, com “mais vida”. Tivemos a oportunidade de conversar novamente, e percebi que as primeiras impressões, realmente, não deveriam ser levadas em consideração. Nisha estava sendo, provavelmente, ela mesma naquele momento, e eu perguntei a ela, por que ela era tão quieta e tímida quando a conheci. 

Ela explicou que na época, tinha acabado de chegar de seu país, e não estava muito confiante. Precisava explorar a cidade, e entender a cultura, antes que pudesse florescer. Ela provavelmente estava sobrecarregada, pelas diferenças entre Londres e Bangladesh. Durante a nossa conversa, eu perguntei por que ela se mudou para Londres. A maioria das pessoas, simplesmente, diria “para trabalhar”, ou “para estudar”, ou “para fazer isto e aquilo”, e então explicaria a razão mais detalhadamente. Mas, Nisha me contou sua real história de vida, que foi muito emocionante, e que revelou muito sobre seu caráter. Sua educação, e seu inglês bem falado, me fizeram perceber que ela veio de uma família, que valorizava a educação, e as boas maneiras. Uma parte de nossa conversa, que ficou em minha mente, foi:

“Eu fui uma aluna brilhante durante minha vida. Eu ganhei muitas bolsas e prêmios, que me ajudaram a continuar os estudos. Como eu sou a filha mais velha, eu sou o “coração” do meu pai. Ele me incentivou, e me apoiou, a vir a Londres para continuar meus estudos, e investiu todo seu dinheiro em mim. As razões pelas quais, eu vim à Londres, são: ganhar dinheiro, para a operação do meu pai, dar uma educação melhor aos meus irmãos pequenos, construir uma casa para a minha família, lhes garantir boa refeição, e finalmente, para completar a minha educação, com um diploma de “Primeira Classe””.

Eu estava muito emocionado, e pensava: “Como pode alguém tão frágil, ser tão ambiciosa, e determinada, a ter sucesso?”. Foi quando eu aprendi uma lição: Não importa idade, cor ou religião - mesmo sua família estando do outro lado do mundo, e no caso dela, dividindo um quarto em um apartamento com outra garota de Bangladesh, a fim de economizar dinheiro - tenha um objetivo, e esteja convicto disto. Isso faz com que sua viagem se torne muito mais fácil (em alguns aspectos). Sua determinação em alcançar seus objetivos, levou Nisha a procurar empregos relacionados a seu trabalho, (ela queria ser contadora). Ela também estava vivendo em uma “república”, e dividindo um quarto - e eu sabia sobre tudo isso muito bem, pois eu já havia estado na mesma situação, quando me mudei para Londres.

Se você está se mudando para outro país, tente aprender a cultura de antemão. E se você tem um objetivo, corra atrás, siga seu sonho, e faca acontecer. Atualmente, ha vídeos, blogs e grupos na internet, onde você poderá aprender muito, antes de chegar ao seu destino, o que te ajuda muito a se integrar a cultura local. Aproveite esse momento, e tire o melhor dessa oportunidade. Não critique, apenas aproveite cada experiência, e se você achar, que isso vai acrescentar algo à sua vida, adote a ideia, e a compartilhe.

Esta é uma das histórias que eu conto em meu livro "Mudando de País - Um passo de cada vez", que ensina desde, como se preparar para mudar de país, até a se readaptar ao seu próprio país, na volta para casa. O livro esta disponível em português, inglês e chinês, pela Amazon, e na versão Kindle. Ou você pode adquiri-lo por aqui: http://buff.ly/1h0m2ek


Rafael dos Santos - Autor do livro: “Moving Abroad, one step at a time”.
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário