Israel bombardeia Síria novamente

Foto: R7

A Força  Aérea israelense atacou uma base militar na cidade síria de Latakia para deter um suposto envio de armas ao grupo  libanes  xiita do Hezbollah, informou nesta quinta-feira a emissora CNN, que cita fontes da Administração americana. Aparentemente, as autoridades israelenses autorizaram o ataque (que, por outra parte, não confirmaram) porque consideraram que se estava preparando um envio de armas que continha equipamento sofisticado de mísseis terra-ar.

Por enquanto, não há informações sobre feridos ou danos materiais no sul da cidade de Latakia, no litoral do Mediterrâneo oriental e um das fortificações do regime do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Por outro lado, a emissora emiradense Al Arabiya, informou que a aviação israelense lançou dois bombardeios na área de Damasco e Latakia e que tinham como alvo cargas de mísseis.

Segundo Al Arabiya, estes ataques, que poderiam ter ocorrido ontem, quarta-feira, destruíram oito mísseis de tipo SAM que seriam entregues ao Hezbollah.
Caso seja confirmado, o ataque aéreo representaria uma nova intervenção militar de Israel para impedir a chegada de armas ao Hezbollah. O presidente do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abderrahman, explicou por telefone que ocorreram ontem explosões na base da defesa aérea de Sanobar Yabla, em Latakia, mas que se desconhece a origem das mesmas. No último mês de maio, três posições militares situadas aos arredores de Damasco foram bombardeadas supostamente por Israel, que não reconheceu seu envolvimento neste ataque.

O regime sírio advertiu então que esta agressão abria "as portas a todas as possibilidades" e que a Síria se protegeria por todos os meios de qualquer ataque estrangeiro.

Therese Mourad
Gazeta de Beiruite

Fonte do texto: Reuters e CNN

Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário