Joanete


Tormento para muitas mulheres, e até alguns homens, joanete é o nome popular do hallux valgus, ou hálus valgo, que é um desvio lateral acentuado do primeiro pododáctilo, o hálux, mais conhecido como dedão do pé. 

O joanete é uma deformidade, gerada por uma mudança na angulação dos ossos, que atinge o dedão do pé. O dedão fica torto, e é desviado em direção ao segundo dedo, e as laterais dos pés ganham a carga destinada ao dedão. Por causa da pressão, surge uma bolsa cheia de líquido que, na maioria das vezes, é dolorosa. O problema aparece normalmente na fase adulta, entre os 20 e 30 anos. Mas também pode surgir precocemente, durante a adolescência, em casos mais raros. 

Causa: Entre as causas mais frequentes do joanete, estão: o encurtamento do músculo que faz estender os dedos; o excesso de movimentação do primeiro osso do meio do pé; ou a queda do arco da frente, formado pelos ossos dos pés. Joanetes podem, às vezes, ser passados de geração para geração. Pessoas que nasceram com anormalidade nos ossos do pé, estão mais propensas a terem joanetes. O uso de sapatos de bico fino e de salto alto, podem causar o desenvolvimento de um joanete. 

Sintomas: O joanete pode ser bastante doloroso. Além de dor intensa na articulação, e dor ao caminhar, pode haver vermelhidão, inchaço, inflamação e irritação da pele ao redor do osso comprometido, e virada do dedão do pé, em direção ao segundo artelho.

Diagnóstico: O diagnóstico do joanete é eminentemente clínico, baseado na história clínica, e na observação direta. O ortopedista é o médico mais indicado para fazer este diagnóstico, e avaliar a melhor conduta para cada paciente.

Tratamento: Os tratamentos mais simples, para o joanete, visam apenas o alívio dos sintomas, sem corrigir a deformidade em si. Esses tratamentos conservadores podem envolver mudanças nos calçados, uso de aparelhos ortopédicos, descanso, aplicação de compressas de gelo, e uso de medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios. O uso de almofadinhas de feltro, ou espuma, no pé para proteger o joanete, ou de separadores, para afastar o dedão do segundo dedo, à noite, pode ser proveitoso. Eles estão disponíveis nas farmácias. Você também pode fazer um buraco, em um par de sapatos velhos, e confortáveis, para usar em casa.

Se o desconforto for severo, ou se a correção da deformidade for desejada por motivos estéticos, a cirurgia pode ser realizada. Ela pode ser feita sob a anestesia local, espinhal, ou geral, e o paciente se recupera totalmente, entre 6 a 8 semanas.

Evolução: A princípio, a deformidade é redutível, porém, mais tarde torna-se resistente à mobilização. A distribuição anormal da carga nos pés pode ter repercussões negativas, em algumas das principais articulações do corpo, como a do joelho. O uso de próteses evita a progressão do quadro.

Complicações Possíveis: Dor crônica no pé, deformidade no pé, pé chato, hallux varus (ocorre com sobrecorreção cirúrgica, onde o dedo do pé aponta para o lado oposto, dos outros dedos).

Prevenção: 
* Deixar os pés de molho em água morna;
* Usar sapatos macios, com bicos largos, que permitam a perfeita acomodação dos dedos;

* Evitar salto alto. Caso precise usá-los, eles devem ter no máximo 4 a 5 centímetros de altura;

* Evite certos esportes, que exijam esforços exagerados com os pés, como o balé;

* Existem aparelhos ortopédicos, como almofadinhas, que podem ser usadas em volta do joanete, ou entre o primeiro e segundo dedos dos pés, durante o dia ou à noite;

* Palmilhas sob medida, podem ser recomendadas pelo ortopedista, para melhorar a postura do pé e evitar os sintomas;
* Deixe os pés elevados e em repouso por pelo menos dez minutos todos os dias.

Cuidados são fundamentais: Faça diariamente, ginástica para os pés. É muito simples! Contraia os dedos para frente, como se fosse pegar um objeto com os pés. Apoie o calcanhar no chão e levante o pé, formando um ângulo reto. Depois, relaxe e inicie novamente. Não deixe de seguir, estritamente, as recomendações do seu médico.

Dra. Léa Mansur
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário