Sabah completa 86 anos


A famosa cantora libanesa, Sabah, estará completando 86 anos, no próximo 10 de Novembro.

Sua popularidade sempre foi alta, e com participação nos maiores palcos do Líbano e de toda nação árabe. Seu nome real é Jeanette Gergis Al-Feghali. Sabah atuou também como atriz, em 98 filmes, e teve 50 álbuns gravados. Afirma-se que ela tem mais de 3.500 músicas cantadas em seu repertório.

Apesar de sua infância de valores morais extremos e educação rígida, Sabah seguiu seu dom natural, de cantar e representar. Mas ela acabou casando-se muito cedo, devido a pressão familiar, sobre sua escolha de vida.

Mas o incidente mais trágico na vida dessa mulher, foi o fato de seu próprio irmão ter matado sua mãe, por problemas de família, e por achar que ela estaria tendo um caso com um homem.

Mesmo assim, Sabah não desistiu de seus sonhos, em 1940 ela começou a trabalhar em filmes egípcios, que dentro do mundo árabe, são os mais famosos. 

Sabah, ou para seus fans Sabbouha, levou também outro apelido (Chahtoura- o passáro cantante).

Enquanto sua carreira só subia, sua vida pessoal foi marcada por altos e baixos, ela casou-se e separou-se 7 vezes. Com um dos seus maridos, chegou a ficar apenas uma semana, e logo em seguida pedir o divórcio.
De todos esses casamentos ela teve um filho e uma filha.

Na década de 90, seu ex-marido, fez um documentário da vida de Sabah, e recentemente em um dos festivais libaneses mais famosos, o Beiteddine Art Festival, houve uma incrível representação de sua jornada, representada pela atriz e cantora, Ruwaida Attieh, que dividiu o palco com mais de 40 cantores e dançarinos.

Atualmente Sabah,  está vivendo em Hazmieh, no Hotél Brazilia. Sua saúde está precária, e tem problemas motores. Diferente do que a mídia às vezes publica, ela não está casada com seu cabeleireiro,  Joseph Gharib, que vive com ela, e cuida dela.

A cantora libanesa marcou gerações com suas músicas, que até hoje, reconhecem e admiram seu talento.


Shadi Alberto
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário