Athier Mousawi


Nascido  em 1982, no Iraque , Athier Mousawi é um artista visual iraquiano britânico cujo trabalho ao longo dos últimos anos tem-se centrado em fazer perguntas irrespondíveis contra respostas indefinidas e formando uma narrativa visual entre os dois. Desde que se formou na Central St. Martins, em Londres em 2007,  o tema dos seus muitos  trabalhos, tem sido o  Iraque e sua relação  da diáspora  e sua terra estrangeira.

Athier Mousawi vive e trabalha entre Paris, Londres e Istambul. Um defensor da educação artística, ele levou oficinas de artes em campos de refugiados em Beirute , Istambul, Amã e Jerash (2012) , e em toda a Londres como artista The National Portrait Gallery de ' Chasing Mirrors ' em residência (2011)..Athier trabalhou em uma série de campos de refugiados como um líder de oficina em Beirute, Istambul, Amã e Jerash. Sua obra caracterizou  as vendas na   Christie’s May   2012  em colaboração com o Programa Mundial de Alimentos, levantando uma quantia considerável para esta  organização.
        
Athier  explora símbolos da nacionalidade , o deslocamento e os conflitos nos  seus  trabalhos mais recentes . Sua prática artística frequentemente  focados no  Iraque  nas relações da diáspora que ele tem com seu país natal. Dentro de suas telas vibrantes e semi- abstrato , as camadas  geometricas  islâmicas do artista  com formas figurativas orgânicas, que dividem revelando  uma área de liminar aparentemente para além do plano da imagem. 

Em seu recente trabalho,,Athier  se concentra no que ele considera ser um vício de conflito no mundo árabe, mesmo aqueles que não estão ativamente envolvidos no conflito. Ele identifica este "vício" no desejo constante, de tambem  discutir a morte e destruição, ou absorver imagens e filmagens disto. Athier vê isso não apenas no comportamento de outros membros da diáspora árabe, mas em sua própria.Sua preocupação pessoal reflete seu desejo de sentir uma conexão com a região, e para aliviando  a culpa sentida por não participar em quaisquer conflitos depois de mudar para a Europa antes da Guerra do Golfo.

Exposições individuais anteriores incluem: Cuadro Galeria de belas artes , Dubai ( 2012, 2011) , e O Império do projeto , Istambul (2012). Exposições colectivas selecionados incluem : Galeria de Tráfego, Dubai (2012 ), National Portrait Gallery , em Londres (2011 ), The Royal Academy , em Londres (2011 ); Fundação Mansouriyah Al , Paris (2010 - 2012) , e British Museum, Londres (2007 - 2009).

AMOSTRAS :

2012

• Modern and Contemporary Arab, Turkish and Iranian Art, Part II , 
Christie's, Dubai, UAE

• The Circle, 
Cuadro Fine Art Gallery, Dubai, UAE

• Domination, Hegemony and the Panopticon, 
Traffic Gallery, Dubai, UAE
2011

• Fragmented Events: New works by ATHIER, 
Cuadro Fine Art Gallery, Dubai, UAE

• Start November show, 
Park Hyatt, Dubai, UAE

• Tashkent International Art Bienalle, 
Tashkent, Uzbekistan

• Chasing Mirrors: My Portrait Shape by Shape, 
National Portrait Gallery, London, UK
• Art Beat, 
Istanbul, Turkey

• Mir Faberge, The Royal Academy, 
London, UK

• Right Here Right Now, 
Cuadro Fine Art Gallery, Dubai, UAE

• JAMM February show, 
Kuwait
2010

• Kalimat, Cuadro Fine Art Gallery, 
Dubai, UAE

• New Art From The Middle East, 
Redchurch Gallery, London, UK

RESIDÊNCIAS
Start Foundation, Beirut, Lebanon. 2012
Start Foundation, Amman, Jordan. 2012
Cite internationale des arts, Al Mansouriyah Foundation, Paris. 2010 - 2012
Cuadro Fine Art Gallery, Dubai. 2011
National Portrait Gallery, London. 2011
British Museum, London. 2007-2009


Carla Mussallam  Al Masri 
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário