Campanha contra a Poliomielite


Tem como objetivo vacinar todas as criancas ,Cerca de 700.000 crianças menores de 5 anos no Líbano devem receber vacinas contra a poliomielite nos próximos dois meses após casos suspeitos da  incurabilidade da doença que foram descobertos na vizinha Síria.

"Nós vamos entrar em cada casa  no Líbano para fornecer as vacinas, e vamos trabalhar em alcançar todos os refugiados sírios em território libanês" disse o  ministro da Saúde, Ali Hasan Khalil nesta última sexta-feira durante uma entrevista coletiva no escritório central de Universidade Libanesa em Beirute.

Metade das crianças que receberão a vacina  são libanesas, enquanto os outros são sírias, palestinas e de outras nacionalidades, disse Khalil .

" Lançamos essa campanha hoje, porque nós sentimos que há um risco de reaparecimento da poliomielite com base  em informações de lados relevantes nos países vizinhos e da Organização Mundial da  Saúde ", disse Khalil .Não houve novos casos de poliomielite registrados no Líbano desde que a doença foi eliminada a mais de uma década atrás.

A Organizaçāo Mundial da Saúde  disse que pelo menos 22 pessoas na Síria, a maioria crianças , teve paralisia flácida aguda, um sintoma de muitas doenças, incluindo a poliomielite. Os casos relatados foram na província oriental de Deir al- Zor .

Mais de 800 mil sírios se registraram como refugiados no Líbano, mas as  autoridades libanesas estipulam  um  número total de mais de 1 milhão.

 A Polio poderia se espalhar entre os filhos de refugiados sírios, porque eles não têm sido sistematicamente vacinados desde que chegaram aqui.

De acordo com o pediatra  Dr. Salman Mroueh, a  poliomielite se espalha através da ingestão de matéria fecal infectado, principalmente através da ingestão de água ou alimentos contaminados.

" A Poliomielite  provoca paralisia que pode se tornar total  acrescentando a   perda da  capacidade de respirar ", disse Mroueh , o ex-presidente do Grupo de  Assessoria Tecnica  de Imunizaçāo Nacional Libanesa. 

Mroueh disse que enquanto não havia tratamento para a poliomielite, a vacina tinha sido muito eficaz na redução da prevalência da doença, que foi erradicada na maior parte do mundo.

Ele disse que as crianças geralmente recebem vacinas de pólio em várias doses iniciais na primeira infância :

"Normalmente, três doses são fornecidas no primeiro ano, um reforço no segundo ano, outra dose para crianças entre 4 e 6 anos de idade e uma final para aquelas com idade entre 10 e 12 anos. "

As campanhas nacionais são ocasionalmente realizadas para dar doses adicionais para o máximo de crianças possível, a fim de aumentar a cobertura da vacinação.

Para a próxima campanha de âmbito nacional , serão fornecidas as vacinas gratuitamente e em dois turnos, o primeiro de  08 a 12 de novembro e a segunda de  06 a 10 dezembro. A  UNICEF vai fornecer 1,5 milhão de vacinas no total.

"O plano divide o país em distritos e cada distrito em suas  unidades locais. A unidade local pode ser um povoado ou um bairro que vai ter pessoas responsáveis para o  fornecimento de vacinas para os moradores " , disse Khalil . As vacinas estarão disponíveis em centros de saúde e clínicas em todo o Líbano.

 O ministro prometeu  que as equipes  verificarāo  cada casa com crianças. Para acompanhar aquelas que receberam a vacina, e o dedo de cada criança vacinada será marcado com tinta permanente por cinco dias.

Além de Khalil, Hasan al- Bushra, o representante do país para a Organizacao Mundial da Saúde, Annamaria Laurini, da UNICEF , e Walid Ammar, o diretor - geral do Ministério da Saúde também estiveram presentes na coletiva de imprensa.

Khalil disse que os centros de vacinação seriam estabelecidos no Aeroporto Internacional Rafik Hariri e nos postos de fronteira com a Síria:

" Nós seremos capazes de vacinar todas as crianças que entrarāo diretamente no Líbano."

Khalil deu garantias de que a situação não é terrível.

"Nós não estamos em pânico. Estamos em total controle da situação", disse ele.

Ele explicou que, como parte de uma campanha lançada no início deste ano, 730 mil pessoas, desde recém-nascidos até 18 anos de idade, receberam  as vacinas contra a poliomielite e sarampo .

Carla Mussallam Al Masri 
Gazeta de Beirute

Fonte- The Daily Star
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário