Cerimônia de Achura tem fortes medidas de segurança

Foto: Al jamhouria

Milhares de pessoas da comunidade xiita se reuniram nos subúrbios do sul de Beirute, reduto do Hezbollah, para comemorar as cerimônias de Achura, sob fortes medidas de segurança devido aos temores a atentados.

O exército libanês e as forças militares de segurança se propagaram por todas as ruas de Beirute, principalmente nas entradas das ruas do subúrbio, que ficaram fechadas para a passagem de carros. Foram instalados pontos de inspeçõese revista para reforçar a segurança dos cidadãos que, segundo a imprensa local, somavam mais de 500 mil pessoas.

Mesmo diante das ameaças ao Hezbollah, os xiitas saíram às ruas para comemorar esta data importante do calendário muçulmano. No ritual de celebração, o secretário-geral do Hezbollah, Hassan Nasrallah, mencionou o Iraque como um exemplo a ser seguido. Nasrallah alegou que,no Iraque,todos os anos,os xiitas celebram o renascimento de Hussein (Achura), mesmo em meio abombardeios, que não os impedem de cumprirseus deveres religiosos. 

“Nossos guerrilheiros estão na Síria para enfrentar todos os perigos colocados pelo ataque takfirista regional e internacional", disse Nasrallah aos milhares de xiitas em Beirute. “A presença de nossas tropas no território sírio apoia a nossa resistência contra Israel. Enquanto houver razões para que nossos guerrilheiros fiquem na Síria, estaremos presentes”. Esta foi uma das raras vezes em que Nasrallah apareceu em público.

“Não vamos negociar a Síria, o Líbano e a Palestina por causa de alguns ministérios, nem sonhem com isso”, declarou o secretário-geral.


Therese Mourad
Gazeta de Beirute
Share on Google Plus

About beirut lebanon

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

0 comments:

Postar um comentário